Aula sobre Mediatriz De Um Segmento De Reta

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A mediatriz de um segmento de reta é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para encontrar o ponto médio de um segmento de reta. Esse conceito pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos simétricos, na localização de pontos em mapas e na construção de estruturas arquitetônicas. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre a mediatriz de um segmento de reta e sua aplicabilidade em situações do cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de mediatriz de um segmento de reta. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente com mais profundidade o conceito de mediatriz de um segmento de reta e suas propriedades. Logo após, proponha uma discussão em grupos de 4 e 5 alunos sobre a importância desse conceito na geometria e em situações cotidianas. Estimule a participação de todos os alunos.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão criar um esboço de um segmento de reta e sua mediatriz utilizando lápis e papel. Em seguida, irão discutir em seus respectivos grupos sobre as semelhanças e diferenças entre os esboços criados.

  4. Etapa 4 - Decidir

    Os alunos irão escolher o melhor esboço criado pelo grupo e irão discutir sobre as razões da escolha. Depois, irão criar um modelo em papel cartão do segmento de reta e sua mediatriz.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão utilizar softwares de geometria dinâmica para criar um modelo digital do segmento de reta e sua mediatriz. Por fim, irão discutir nos grupos sobre as semelhanças e diferenças entre o modelo digital e o modelo em papel cartão.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão apresentar seus modelos digitais para a turma e irão discutir sobre as vantagens e desvantagens de cada modelo. Em seguida, irão discutir em grupos sobre como a mediatriz de um segmento de reta pode ser aplicada em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho colaborativo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade dos modelos criados pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em aplicar o conceito de mediatriz de um segmento de reta em situações cotidianas.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de mediatriz de um segmento de reta e suas propriedades.
  • Estimular a discussão em grupo e o trabalho colaborativo.
  • Orientar os alunos na utilização de softwares de geometria dinâmica.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula.
  • Criar modelos de mediatriz de segmento de reta em papel cartão e em softwares de geometria dinâmica.
  • Discutir em grupo sobre a aplicação da mediatriz de um segmento de reta em situações cotidianas.