Aula sobre Mediatriz De Um Segmento De Reta
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A mediatriz de um segmento de reta é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para encontrar o ponto médio de um segmento de reta. Além disso, é possível aplicar esse conceito em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos simétricos, na localização de pontos em um mapa, entre outros.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema e explique a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria e no cotidiano. Peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o assunto, de maneira que possa diagnosticar o nível de conhecimento da turma.Etapa 2 - Criação do mapa de empatia
Os alunos irão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza mediatriz de um segmento de reta em sua rotina e preencher cada campo com informações relevantes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e identificar as principais necessidades e desejos das pessoas em relação ao uso da mediatriz de um segmento de reta em situações reais.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como utilizar a mediatriz de um segmento de reta, como na construção de objetos simétricos e na localização de pontos em um mapa. Incentive os alunos a pesquisarem e compartilharem outros exemplos.Etapa 5 - Construção de mediatrizes
Os alunos irão utilizar instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para construir mediatrizes de segmentos de reta. Auxilie e tire as dúvidas dos alunos durante a atividade.Etapa 6 - Apresentação dos resultados
Os alunos irão apresentar os resultados de suas construções e discutir as diferentes formas de utilizar a mediatriz de um segmento de reta. Faça perguntas e estimule a participação de todos.Etapa 7 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria e no cotidiano. Aproveite para destacar como a metodologia Design Thinking pode ser aplicada em outras situações de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir mediatrizes de segmentos de reta.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção do mapa de empatia.
- Promover a reflexão sobre a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria e no cotidiano.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em construir mediatrizes de segmentos de reta.
- Participação dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação dos resultados.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância da mediatriz de um segmento de reta.
- Auxiliar os alunos durante a construção das mediatrizes.
- Estimular a participação dos alunos na criação do mapa de empatia e na discussão em grupo.
Ações do aluno
- Criar o mapa de empatia adequadamente.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Construir mediatrizes de segmentos de reta.
- Demonstrar compreensão dos conceitos apresentados durante a aula.