Aula sobre Mediatriz De Um Segmento De Reta
Metodologia ativa - Ensino Híbrido
Por que usar essa metodologia?
- Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
- Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
- O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
- Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.
Você sabia?
O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.
A mediatriz de um segmento de reta é um conceito fundamental da geometria, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos, na arquitetura, na engenharia, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
Etapa 1 - Check-in
Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre mediatriz de um segmento de reta e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.Etapa 2 - Contextualização
Contextualize o tema e apresente exemplos práticos de como a mediatriz de um segmento de reta pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes.Etapa 3 - Construção da mediatriz
Ensine os alunos a construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Peça para fazerem anotações sobre o que estão aprendendo no registro de aprendizagem e aproveite para tirar as dúvidas deles. Por fim, proponha uma atividade prática para a construção da mediatriz em duplas ou trios.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como a mediatriz de um segmento de reta pode ser aplicada em situações reais, como na construção de objetos ou na arquitetura. Estimule os alunos a compartilharem outros exemplos também.Etapa 5 - Check-out
Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações reais.Etapa 6 - Atividade extraclasse
Os alunos irão realizar uma atividade extraclasse, em que deverão aplicar o conhecimento adquirido na aula para construir a mediatriz de um segmento de reta em uma situação real selecionada por você.Etapa 7 - Avaliação e fechamento
Avalie o desempenho dos alunos na atividade extraclasse, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir a mediatriz de um segmento de reta.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Capacidade de construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
- Criatividade e originalidade na aplicação do conhecimento adquirido em situações reais.
- Participação ativa nas atividades em sala de aula, nos registros de aprendizagem e na atividade extraclasse.
Ações do professor
- Apresentar o tema, os objetivos da aula e o modelo de registro de aprendizagem.
- Ensinar os alunos a construir a mediatriz de um segmento de reta.
- Apresentar exemplos práticos de como a mediatriz de um segmento de reta pode ser aplicada em situações reais.
- Avaliar o desempenho dos alunos na atividade extraclasse e durante as demais atividades.
- Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
Ações do aluno
- Preencher o modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
- Praticar a construção da mediatriz em duplas ou trios.
- Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações reais.
- Realizar a atividade extraclasse.
- Colaborar e interagir com os colegas durante as atividades em sala de aula.