Aula sobre Mediatriz De Um Segmento De Reta

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A mediatriz de um segmento de reta é um conceito fundamental da geometria, que pode ser encontrado em diversas situações do cotidiano, como na construção de objetos, na arquitetura, na engenharia, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Inicie a aula com um check-in, perguntando aos alunos o que eles já sabem sobre mediatriz de um segmento de reta e quais são as principais dificuldades que eles têm em relação ao assunto. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e entender quais são as principais dúvidas. Aproveite este momento para apresentar o modelo de registro de aprendizagem aos alunos, o qual deve conter os campos ‘Check-in’ e ‘Check-out’, além de espaço para anotações sobre o conteúdo. Incentive os alunos a registrarem suas dúvidas, aprendizados e reflexões ao longo da aula, a começar pelo que já sabem e gostariam de saber sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Contextualize o tema e apresente exemplos práticos de como a mediatriz de um segmento de reta pode ser encontrada ou aplicada no cotidiano dos estudantes.

  3. Etapa 3 - Construção da mediatriz

    Ensine os alunos a construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica. Peça para fazerem anotações sobre o que estão aprendendo no registro de aprendizagem e aproveite para tirar as dúvidas deles. Por fim, proponha uma atividade prática para a construção da mediatriz em duplas ou trios.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a mediatriz de um segmento de reta pode ser aplicada em situações reais, como na construção de objetos ou na arquitetura. Estimule os alunos a compartilharem outros exemplos também.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos irão preencher o campo de Check-out em seus modelos de registro de aprendizagem, refletindo sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações reais.

  6. Etapa 6 - Atividade extraclasse

    Os alunos irão realizar uma atividade extraclasse, em que deverão aplicar o conhecimento adquirido na aula para construir a mediatriz de um segmento de reta em uma situação real selecionada por você.

  7. Etapa 7 - Avaliação e fechamento

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade extraclasse, levando em consideração os critérios de avaliação definidos. Procure fornecer feedbacks coletivos à turma. Ao final, faça o fechamento da aula retomando os principais conceitos sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir a mediatriz de um segmento de reta.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade de construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Criatividade e originalidade na aplicação do conhecimento adquirido em situações reais.
  • Participação ativa nas atividades em sala de aula, nos registros de aprendizagem e na atividade extraclasse.

Ações do professor

  • Apresentar o tema, os objetivos da aula e o modelo de registro de aprendizagem.
  • Ensinar os alunos a construir a mediatriz de um segmento de reta.
  • Apresentar exemplos práticos de como a mediatriz de um segmento de reta pode ser aplicada em situações reais.
  • Avaliar o desempenho dos alunos na atividade extraclasse e durante as demais atividades.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Praticar a construção da mediatriz em duplas ou trios.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações reais.
  • Realizar a atividade extraclasse.
  • Colaborar e interagir com os colegas durante as atividades em sala de aula.