Aula sobre Mediatriz De Um Segmento De Reta

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A mediatriz de um segmento de reta é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para encontrar o ponto médio de um segmento de reta. Esse conceito pode ser aplicado em diversas áreas, como na construção de estradas, pontes, edifícios, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos irão aprender sobre a mediatriz de um segmento de reta por meio da metodologia ativa Gamificação, na qual irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria. Peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, dessa forma, você conseguirá mapear previamente o nível de conhecimento deles sobre o assunto. Em seguida, comente sobre a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do jogo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para poderem criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Forneça materiais como cartolinas, canetas coloridas, tesouras, cola, entre outros.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e explicar as regras e como jogar. Os demais alunos irão jogar e responder às perguntas e realizar as ações propostas. Peça para os alunos registrarem suas dúvidas e sugestões de melhorias.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e ações propostas e como elas estão relacionadas ao tema da mediatriz de um segmento de reta. Tire as dúvidas dos alunos e os estimulem a compartilharem os registros que fizeram com sugestões de melhorias em relação aos jogos.

  5. Etapa 5 - Exercícios práticos

    Proponha exercícios práticos para os alunos realizarem individualmente ou em duplas, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para construir mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. Acompanhe os alunos nesta atividade, inclusive os orientando em um melhor uso dos instrumentos e softwares.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Peça para que os alunos façam uma avaliação da atividade individual, utilizando a Escala de Likert que varia entre “não gostei” e “gostei muito”. Por fim, aproveite para avaliar o desempenho dos alunos a partir dos critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma breve revisão do conteúdo abordado na aula e reforce a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir mediatriz de um segmento de reta.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Promover a aprendizagem significativa por meio da metodologia ativa Gamificação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
  • Resolução correta dos exercícios práticos propostos.
  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Aplicação correta dos conceitos aprendidos na construção de mediatriz de um segmento de reta.

Ações do professor

  • Explicar claramente o tema da aula e a metodologia ativa Gamificação.
  • Fornecer materiais e orientação para a criação do jogo de tabuleiro.
  • Propor exercícios práticos para aplicação dos conceitos aprendidos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
  • Fazer uma revisão do conteúdo abordado na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
  • Responder corretamente às perguntas e realizar as ações propostas no jogo.
  • Realizar os exercícios práticos propostos.
  • Participar ativamente nas discussões em grupo.
  • Aplicar corretamente os conceitos aprendidos na construção de mediatriz de um segmento de reta.