Aula sobre Mediatriz De Um Segmento De Reta
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A mediatriz de um segmento de reta é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para encontrar o ponto médio de um segmento de reta. Esse conceito pode ser aplicado em diversas áreas, como na construção de estradas, pontes, edifícios, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos irão aprender sobre a mediatriz de um segmento de reta por meio da metodologia ativa Gamificação, na qual irão criar um jogo de tabuleiro com perguntas e ações relacionadas ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria. Peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema, dessa forma, você conseguirá mapear previamente o nível de conhecimento deles sobre o assunto. Em seguida, comente sobre a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do jogo
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para poderem criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, um dado, pinos e cards de perguntas e ações relacionadas ao tema. Forneça materiais como cartolinas, canetas coloridas, tesouras, cola, entre outros.Etapa 3 - Apresentação dos jogos
Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma e explicar as regras e como jogar. Os demais alunos irão jogar e responder às perguntas e realizar as ações propostas. Peça para os alunos registrarem suas dúvidas e sugestões de melhorias.Etapa 4 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos jogos, os alunos irão discutir em grupo sobre as perguntas e ações propostas e como elas estão relacionadas ao tema da mediatriz de um segmento de reta. Tire as dúvidas dos alunos e os estimulem a compartilharem os registros que fizeram com sugestões de melhorias em relação aos jogos.Etapa 5 - Exercícios práticos
Proponha exercícios práticos para os alunos realizarem individualmente ou em duplas, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica para construir mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. Acompanhe os alunos nesta atividade, inclusive os orientando em um melhor uso dos instrumentos e softwares.Etapa 6 - Avaliação
Peça para que os alunos façam uma avaliação da atividade individual, utilizando a Escala de Likert que varia entre “não gostei” e “gostei muito”. Por fim, aproveite para avaliar o desempenho dos alunos a partir dos critérios estabelecidos.Etapa 7 - Encerramento
Faça uma breve revisão do conteúdo abordado na aula e reforce a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir mediatriz de um segmento de reta.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Promover a aprendizagem significativa por meio da metodologia ativa Gamificação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do jogo de tabuleiro.
- Resolução correta dos exercícios práticos propostos.
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Criatividade e originalidade na criação do jogo de tabuleiro.
- Aplicação correta dos conceitos aprendidos na construção de mediatriz de um segmento de reta.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema da aula e a metodologia ativa Gamificação.
- Fornecer materiais e orientação para a criação do jogo de tabuleiro.
- Propor exercícios práticos para aplicação dos conceitos aprendidos.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo.
- Fazer uma revisão do conteúdo abordado na aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente na criação do jogo de tabuleiro.
- Responder corretamente às perguntas e realizar as ações propostas no jogo.
- Realizar os exercícios práticos propostos.
- Participar ativamente nas discussões em grupo.
- Aplicar corretamente os conceitos aprendidos na construção de mediatriz de um segmento de reta.