Aula sobre Mediatriz De Um Segmento De Reta

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A mediatriz de um segmento de reta é um tema importante na geometria, pois é utilizada para encontrar o ponto médio de um segmento de reta. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na construção de estradas, pontes, edifícios, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam a construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da mediatriz de um segmento de reta. Em seguida, mostre exemplos práticos de como esse conceito é aplicado no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre mediatriz de um segmento de reta. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Construção da mediatriz utilizando régua e compasso

    Os alunos irão construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando régua e compasso. Forneça um segmento de reta para cada grupo e os oriente na construção da mediatriz.

    Estação 2 - Construção da mediatriz utilizando software de geometria dinâmica

    Os alunos irão utilizar um software de geometria dinâmica para construir a mediatriz de um segmento de reta. Forneça um tutorial sobre o uso do software e os apoie na construção da mediatriz.

    Estação 3 - Aplicação da mediatriz em problemas

    Os alunos irão resolver problemas que envolvem a construção da mediatriz de um segmento de reta. Compartilhe com eles os problemas e os acompanhe na resolução, sanando as dúvidas que surgirem.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir e apresentar as atividades realizadas nas estações. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática. Entregue para cada aluno um segmento de reta diferente e peça para calcular a mediatriz do segmento da forma como preferirem.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância da mediatriz de um segmento de reta, principalmente em situações reais do dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir a mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvem a construção da mediatriz de um segmento de reta.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.
  • Registros adequados na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da mediatriz de um segmento de reta.
  • Fornecer orientação e suporte aos alunos durante as atividades.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre o desempenho nas atividades.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e reforçar a importância da mediatriz de um segmento de reta.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Colaborar com os colegas durante as atividades em grupo.
  • Demonstrar habilidade na construção da mediatriz de um segmento de reta utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Resolver problemas que envolvem a construção da mediatriz de um segmento de reta.
  • Tirar dúvidas, participar da discussão em grupo e da Dinâmica dos 3 Qs.