Aula sobre Mediatriz De Um Segmento De Reta

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A mediatriz de um segmento de reta é um conceito importante na geometria, pois é utilizada para encontrar o ponto médio de um segmento de reta. Esse conceito é aplicado em diversas áreas, como na construção de estradas, pontes, edifícios, entre outros. O objetivo aqui é que os alunos aprendam sobre a mediatriz de um segmento de reta por meio da metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Eles irão criar um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos, e assim, aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de apoio para os alunos, como um vídeo explicativo ou um texto informativo sobre o assunto. Os alunos devem assistir ou ler o material antes da aula e registrarem os principais pontos abordados no material e também suas dúvidas

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância da mediatriz de um segmento de reta. Com base no material de apoio disponibilizado previamente aos alunos, peça para eles compartilharem exemplos práticos de uso da mediatriz de um segmento de reta em situações cotidianas.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos irão criar individualmente um mapa conceitual sobre a mediatriz de um segmento de reta, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles poderão utilizar recursos digitais ou papel e caneta para criar o mapa. Oriente os alunos a colocarem no mapa aquilo que aprenderam com base no vídeo ou texto informativo estudado previamente.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos para discutir seus mapas conceituais e trocar ideias sobre o tema. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a mediatriz de um segmento de reta, como a construção de um triângulo equilátero e a localização do ponto médio de um segmento de reta em um mapa. Estimule os alunos a fazer perguntas e tirar dúvidas sobre os exemplos.

  6. Etapa 6 - Atividade prática

    Peça para que cada grupo construa, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica, mediatriz, bissetriz, ângulos de 90°, 60°, 45° e 30° e polígonos regulares. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas. Reserve um momento para que os grupos possam explicar para toda a turma como construíram a mediatriz de um segmento de reta e os outros elementos geométricos propostos na atividade prática.

  7. Etapa 7 - Conclusão e avaliação

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e reforce a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria. Aproveite para avaliar os grupos com base nos critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir elementos geométricos, especialmente mediatriz de um segmento de reta, utilizando instrumentos de desenho ou softwares de geometria dinâmica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos por meio da criação de um mapa conceitual.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos por meio da discussão em grupo.
  • Reforçar a importância da matemática na vida cotidiana dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir corretamente a mediatriz de um segmento de reta e os outros elementos geométricos propostos na atividade prática.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos no estudo em casa, na discussão em grupo e na apresentação dos trabalhos.
  • Compreensão dos alunos sobre a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Disponibilizar um vídeo explicativo ou texto informativo sobre o assunto.
  • Auxiliar os alunos na criação do mapa conceitual e na atividade prática.
  • Estimular a participação dos alunos na discussão em grupo e na apresentação dos trabalhos.
  • Fazer uma breve conclusão sobre a aula, reforçar a importância da mediatriz de um segmento de reta na geometria e avaliar o engajamento e desempenho dos grupos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo ou ler o texto informativo sobre o assunto.
  • Criar um mapa conceitual sobre a mediatriz de um segmento de reta.
  • Participar da discussão em grupo e trocar ideias com os colegas.
  • Construir corretamente a mediatriz de um segmento de reta e os outros elementos geométricos propostos na atividade prática.
  • Apresentar seu trabalho para a turma e explicar como construiu a mediatriz de um segmento de reta e os outros elementos geométricos propostos na atividade prática.