Aula sobre Mediatriz E Bissetriz De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A mediatriz e a bissetriz são conceitos importantes na geometria, pois são utilizados para encontrar pontos importantes em figuras geométricas. A mediatriz é uma reta que divide um segmento em duas partes iguais, enquanto a bissetriz é uma reta que divide um ângulo em duas partes iguais. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender a identificar e aplicar a mediatriz e a bissetriz em figuras geométricas, utilizando a metodologia ativa Design Thinking.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e explique a importância da mediatriz e da bissetriz na geometria. Incentive os alunos a fazer perguntas e a compartilhar suas experiências com o tema.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos devem criar um mapa de empatia, dividido em campos como "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam entender melhor as necessidades e desejos dos usuários da mediatriz e da bissetriz.

  3. Etapa 3 - Identificação de figuras geométricas

    Os alunos devem identificar figuras geométricas em imagens e desenhos e marcar as mediatrizes e bissetrizes de cada figura. Auxilie os alunos na identificação e explicação dos conceitos.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas

    Os alunos devem resolver problemas que envolvam a aplicação da mediatriz e da bissetriz em figuras geométricas. Apresente exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na resolução dos problemas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Os alunos devem apresentar os resultados dos problemas resolvidos e discutir as soluções encontradas. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e a aplicação dos conceitos.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como a resolução de problemas adicionais ou a criação de figuras geométricas com mediatrizes e bissetrizes.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Promover a reflexão dos alunos sobre a importância da geometria na vida cotidiana.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz.
  • Habilidade dos alunos em aplicar os conceitos na resolução de problemas.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade da apresentação dos resultados.
  • Reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância da mediatriz e da bissetriz na geometria.
  • Auxiliar os alunos na identificação e explicação dos conceitos.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos para auxiliar os alunos na resolução dos problemas.
  • Avaliar a compreensão dos alunos sobre o tema e a aplicação dos conceitos.
  • Estimular a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam na aula.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia para entender as necessidades e desejos dos usuários da mediatriz e da bissetriz.
  • Identificar figuras geométricas e marcar as mediatrizes e bissetrizes de cada figura.
  • Resolver problemas que envolvam a aplicação da mediatriz e da bissetriz em figuras geométricas.
  • Apresentar os resultados dos problemas resolvidos e discutir as soluções encontradas.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz em situações cotidianas.