Aula sobre Mediatriz E Bissetriz De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A mediatriz e a bissetriz são conceitos importantes na geometria, pois são utilizados para encontrar pontos importantes em figuras geométricas. A mediatriz é uma reta que divide um segmento em duas partes iguais, enquanto a bissetriz é uma reta que divide um ângulo em duas partes iguais. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção de objetos, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender a aplicar esses conceitos na resolução de problemas, utilizando a metodologia ativa Estudo de Caso.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique os conceitos de mediatriz e bissetriz. Em seguida, divida a turma em grupos e escolha um tema para cada grupo trabalhar.

  2. Etapa 2 - Identificação do problema

    Cada grupo deve definir a temática da pesquisa e identificar um problema relacionado ao tema escolhido. Os alunos podem utilizar pesquisas na internet, entrevistas com pessoas reais e outras fontes para coletar informações.

  3. Etapa 3 - Levantamento de dados

    Os grupos devem coletar dados sobre o problema identificado, utilizando as fontes de pesquisa disponíveis. Os alunos devem registrar as informações coletadas em um documento compartilhado com o grupo.

  4. Etapa 4 - Análise do contexto

    Os grupos devem analisar os dados coletados e identificar as causas do problema. Em seguida, devem discutir possíveis soluções para o problema e como elas poderiam ser aplicadas na prática.

  5. Etapa 5 - Comparação

    Os grupos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais, para verificar se as informações coletadas são confiáveis e se as soluções propostas são viáveis.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deve apresentar as soluções propostas para o problema identificado, utilizando um infográfico criado previamente. Os alunos devem explicar como as soluções poderiam ser aplicadas na prática e como elas contribuiriam para a disseminação da informação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma reflexão sobre a aula e os alunos devem compartilhar suas impressões sobre o processo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz como lugares geométricos na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das informações coletadas e apresentadas pelos grupos.
  • Criatividade e clareza na apresentação das soluções propostas.
  • Coerência entre as soluções propostas e o problema identificado.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos sobre o processo de aprendizagem.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos de mediatriz e bissetriz de forma clara e didática.
  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a aula.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica dos alunos.
  • Fazer uma reflexão sobre o processo de aprendizagem ao final da aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Coletar informações relevantes sobre o problema identificado.
  • Propor soluções criativas e viáveis para o problema identificado.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e compartilhar suas impressões com a turma.