Aula sobre Mediatriz E Bissetriz De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A mediatriz e a bissetriz são conceitos importantes na geometria, pois são utilizados para encontrar pontos importantes em figuras geométricas. A mediatriz é uma reta que divide um segmento em duas partes iguais, enquanto a bissetriz é uma reta que divide um ângulo em duas partes iguais. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender a aplicar esses conceitos na resolução de problemas, utilizando a metodologia ativa de gamificação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da mediatriz e da bissetriz na geometria. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e explique como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de registro

    Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organização, além de estimular a criatividade.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas de registro

    Cada grupo deve apresentar seu mapa de registro para a turma, explicando como o jogo funciona e como ele irá ajudar na compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz. Avalie a criatividade e a clareza das apresentações.

  4. Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo

    Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas que envolvam a aplicação dos conceitos de mediatriz e bissetriz. Forneça exemplos práticos e desafios para os alunos, estimulando a colaboração e o trabalho em equipe.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar sua solução para os problemas propostos, explicando como utilizaram os conceitos de mediatriz e bissetriz para chegar à resposta. Avalie a compreensão dos conceitos e a capacidade dos alunos de aplicá-los na resolução de problemas.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como a metodologia de gamificação ajudou na compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como a criação de um jogo ou a resolução de mais problemas envolvendo mediatriz e bissetriz.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de planejamento e organização por meio da criação do mapa de registro.
  • Estimular a criatividade dos alunos na criação de jogos.
  • Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe na resolução de problemas em grupo.
  • Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia de gamificação.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e clareza na apresentação do mapa de registro.
  • Compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
  • Capacidade de aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas em grupo.
  • Participação e colaboração na aula.
  • Reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia de gamificação.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia de gamificação.
  • Fornecer exemplos práticos e desafios para os alunos.
  • Avaliar as apresentações dos mapas de registro e as soluções dos problemas propostos.
  • Conduzir a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
  • Propor uma tarefa de casa (opcional).

Ações do aluno

  • Criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.
  • Trabalhar em grupo para resolver problemas que envolvam a aplicação dos conceitos de mediatriz e bissetriz.
  • Apresentar a solução dos problemas propostos para a turma.
  • Participar e colaborar na aula.
  • Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia de gamificação.