Aula sobre Mediatriz E Bissetriz De Figuras Geometricas
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A mediatriz e a bissetriz são conceitos importantes na geometria, pois são utilizados para encontrar pontos importantes em figuras geométricas. A mediatriz é uma reta que divide um segmento em duas partes iguais, enquanto a bissetriz é uma reta que divide um ângulo em duas partes iguais. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender a aplicar esses conceitos na resolução de problemas, utilizando a metodologia ativa de gamificação.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da mediatriz e da bissetriz na geometria. Em seguida, apresente a metodologia de gamificação e explique como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Criação do mapa de registro
Os alunos devem criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?. O objetivo é que os alunos desenvolvam habilidades de planejamento e organização, além de estimular a criatividade.Etapa 3 - Apresentação dos mapas de registro
Cada grupo deve apresentar seu mapa de registro para a turma, explicando como o jogo funciona e como ele irá ajudar na compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz. Avalie a criatividade e a clareza das apresentações.Etapa 4 - Resolução de problemas em grupo
Os alunos devem trabalhar em grupos para resolver problemas que envolvam a aplicação dos conceitos de mediatriz e bissetriz. Forneça exemplos práticos e desafios para os alunos, estimulando a colaboração e o trabalho em equipe.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo deve apresentar sua solução para os problemas propostos, explicando como utilizaram os conceitos de mediatriz e bissetriz para chegar à resposta. Avalie a compreensão dos conceitos e a capacidade dos alunos de aplicá-los na resolução de problemas.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a aula, perguntando aos alunos o que aprenderam e como a metodologia de gamificação ajudou na compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz.Etapa 7 - Tarefa de casa (opcional)
Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como a criação de um jogo ou a resolução de mais problemas envolvendo mediatriz e bissetriz.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de planejamento e organização por meio da criação do mapa de registro.
- Estimular a criatividade dos alunos na criação de jogos.
- Desenvolver habilidades de colaboração e trabalho em equipe na resolução de problemas em grupo.
- Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia de gamificação.
Critérios de avaliação
- Criatividade e clareza na apresentação do mapa de registro.
- Compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
- Capacidade de aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas em grupo.
- Participação e colaboração na aula.
- Reflexão sobre o processo de aprendizagem e a metodologia de gamificação.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a metodologia de gamificação.
- Fornecer exemplos práticos e desafios para os alunos.
- Avaliar as apresentações dos mapas de registro e as soluções dos problemas propostos.
- Conduzir a reflexão sobre o processo de aprendizagem.
- Propor uma tarefa de casa (opcional).
Ações do aluno
- Criar um mapa de registro contendo os campos: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?.
- Trabalhar em grupo para resolver problemas que envolvam a aplicação dos conceitos de mediatriz e bissetriz.
- Apresentar a solução dos problemas propostos para a turma.
- Participar e colaborar na aula.
- Refletir sobre o processo de aprendizagem e a metodologia de gamificação.