Aula sobre Mediatriz E Bissetriz De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A mediatriz e a bissetriz são conceitos importantes na geometria, pois são utilizados para encontrar pontos importantes em figuras geométricas. A mediatriz é uma reta que divide um segmento em duas partes iguais, enquanto a bissetriz é uma reta que divide um ângulo em duas partes iguais. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender a aplicar esses conceitos na resolução de problemas, utilizando a metodologia ativa Rotação por estações.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema, explicando o que é mediatriz e bissetriz e como esses conceitos são importantes na geometria. Em seguida, apresente exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mediatriz

    Os alunos devem ser divididos em grupos e ir para a primeira estação, onde irão trabalhar com a mediatriz. Nessa estação, os alunos devem construir mediatrizes de segmentos utilizando régua e compasso. Em seguida, devem aplicar esse conceito na resolução de problemas.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Bissetriz

    Na segunda estação, os alunos devem trabalhar com a bissetriz. Nessa estação, os alunos devem construir bissetrizes de ângulos utilizando régua e compasso. Em seguida, devem aplicar esse conceito na resolução de problemas.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação

    Na terceira estação, os alunos devem aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas mais complexos. Forneça problemas que envolvam a construção de figuras geométricas utilizando esses conceitos.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as soluções dos problemas propostos e compartilhar suas experiências nas estações.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância dos conceitos de mediatriz e bissetriz na geometria e na resolução de problemas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em construir mediatrizes e bissetrizes utilizando régua e compasso.
  • Habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
  • Participação e colaboração dos alunos nas atividades em grupo.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e apresentar exemplos práticos.
  • Orientar os alunos nas estações e fornecer problemas para a aplicação dos conceitos.
  • Estimular a interação e a colaboração entre os alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Construir mediatrizes e bissetrizes utilizando régua e compasso.
  • Aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
  • Participar e colaborar nas atividades em grupo.