Aula sobre Mediatriz E Bissetriz De Figuras Geometricas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A mediatriz e a bissetriz são conceitos importantes na geometria, pois são utilizados para encontrar pontos importantes em figuras geométricas. A mediatriz é uma reta que divide um segmento em duas partes iguais, enquanto a bissetriz é uma reta que divide um ângulo em duas partes iguais. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre mediatriz e bissetriz, e como aplicar esses conceitos na resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a importância da mediatriz e bissetriz na geometria. Em seguida, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Sala de aula invertida

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre mediatriz e bissetriz, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser entregue a você no final da aula.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de como a mediatriz e bissetriz são aplicadas na resolução de problemas. Os alunos devem resolver exercícios em grupo para fixar o conteúdo.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as aplicações da mediatriz e bissetriz na vida cotidiana e como esses conceitos podem ser utilizados em outras áreas.

  5. Etapa 5 - Avaliação

    Os alunos devem realizar uma avaliação individual sobre o conteúdo da aula, com questões objetivas e dissertativas.

  6. Etapa 6 - Feedback

    Forneça feedback aos alunos sobre a avaliação e sobre o desempenho na aula.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da mediatriz e bissetriz na geometria.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na resolução dos exercícios em grupo.
  • Incentivar a reflexão dos alunos sobre a aplicação da geometria na vida cotidiana.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar seu próprio desempenho e receber feedback.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz.
  • Habilidade em aplicar os conceitos na resolução de problemas.
  • Participação na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Desempenho na avaliação individual.
  • Capacidade de avaliar seu próprio desempenho e receber feedback.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar a importância da mediatriz e bissetriz na geometria.
  • Fornecer exemplos práticos e exercícios para os alunos.
  • Estimular a criação do mapa conceitual e a discussão em grupo.
  • Realizar a avaliação individual e fornecer feedback aos alunos.
  • Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre mediatriz e bissetriz.
  • Criar o mapa conceitual sobre o tema.
  • Resolver exercícios em grupo.
  • Participar da discussão em grupo sobre as aplicações da mediatriz e bissetriz na vida cotidiana.
  • Realizar a avaliação individual e avaliar seu próprio desempenho.