Aula sobre Mediatriz E Bissetriz De Figuras Geometricas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A mediatriz e a bissetriz são conceitos importantes na geometria, pois são utilizados para encontrar pontos importantes em figuras geométricas. A mediatriz é uma reta que divide um segmento em duas partes iguais, enquanto a bissetriz é uma reta que divide um ângulo em duas partes iguais. Esses conceitos são aplicados em diversas áreas, como na construção de pontes, na arquitetura e na engenharia. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre mediatriz e bissetriz, e como aplicar esses conceitos na resolução de problemas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a importância da mediatriz e bissetriz na geometria. Em seguida, os alunos devem assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto.Etapa 2 - Sala de aula invertida
Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre mediatriz e bissetriz, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O mapa conceitual deve ser entregue a você no final da aula.Etapa 3 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como a mediatriz e bissetriz são aplicadas na resolução de problemas. Os alunos devem resolver exercícios em grupo para fixar o conteúdo.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem discutir em grupo sobre as aplicações da mediatriz e bissetriz na vida cotidiana e como esses conceitos podem ser utilizados em outras áreas.Etapa 5 - Avaliação
Os alunos devem realizar uma avaliação individual sobre o conteúdo da aula, com questões objetivas e dissertativas.Etapa 6 - Feedback
Forneça feedback aos alunos sobre a avaliação e sobre o desempenho na aula.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os conceitos aprendidos e a importância da mediatriz e bissetriz na geometria.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em aplicar os conceitos de mediatriz e bissetriz na resolução de problemas.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a interação e a colaboração entre os alunos na resolução dos exercícios em grupo.
- Incentivar a reflexão dos alunos sobre a aplicação da geometria na vida cotidiana.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar seu próprio desempenho e receber feedback.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de mediatriz e bissetriz.
- Habilidade em aplicar os conceitos na resolução de problemas.
- Participação na criação do mapa conceitual e na discussão em grupo.
- Desempenho na avaliação individual.
- Capacidade de avaliar seu próprio desempenho e receber feedback.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e explicar a importância da mediatriz e bissetriz na geometria.
- Fornecer exemplos práticos e exercícios para os alunos.
- Estimular a criação do mapa conceitual e a discussão em grupo.
- Realizar a avaliação individual e fornecer feedback aos alunos.
- Encerrar a aula reforçando os conceitos aprendidos.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo explicativo sobre mediatriz e bissetriz.
- Criar o mapa conceitual sobre o tema.
- Resolver exercícios em grupo.
- Participar da discussão em grupo sobre as aplicações da mediatriz e bissetriz na vida cotidiana.
- Realizar a avaliação individual e avaliar seu próprio desempenho.