Aula sobre Medidas Astronomicas Parte 2

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos trabalhar com medidas astronômicas, que são utilizadas para medir distâncias e tamanhos no universo. Essas medidas são muito grandes e, por isso, precisamos de unidades especiais para expressá-las. Por exemplo, para medir a distância entre planetas, usamos a unidade astronômica (UA), que equivale à distância média entre a Terra e o Sol. Já para medir a distância entre estrelas, usamos a unidade de medida anos-luz, que é a distância que a luz percorre em um ano. Nesta aula, o objetivo é que os alunos reconheçam e empreguem unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das medidas astronômicas. Em seguida, explique a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos serão divididos em duplas e irão criar um mapa conceitual sobre medidas astronômicas. Cada mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Forneça materiais de apoio, como livros e sites, para que os alunos possam pesquisar e construir seus mapas.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos mapas

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Incentive a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e estimulando o debate.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de medidas astronômicas, como a distância entre planetas, a distância entre estrelas e a velocidade da luz. Os alunos serão convidados a participar, fazendo perguntas e comentários.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    A turma irá discutir em grupo sobre as medidas astronômicas e como elas são importantes para a compreensão do universo. Estimule a participação de todos os alunos, fazendo perguntas e incentivando o debate.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos em aula e a entrega de seus mapas conceituais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de pesquisa dos alunos.
  • Incentivar a participação e o debate em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na criação do mapa conceitual.
  • Qualidade da apresentação do mapa conceitual.
  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados.
  • Participação ativa na aula como um todo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das medidas astronômicas.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares e como ela será aplicada na aula.
  • Fornecer materiais de apoio para que os alunos possam pesquisar e construir seus mapas conceituais.
  • Estimular a participação e o debate em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Ações do aluno

  • Criar um mapa conceitual sobre medidas astronômicas.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Fazer perguntas e comentários sobre os exemplos práticos apresentados.
  • Participar ativamente da aula como um todo.