Aula sobre Medidas Astronomicas Parte 2

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, vamos trabalhar com medidas astronômicas, que são utilizadas para medir distâncias e tamanhos no universo. Vamos aprender a reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, como a distância entre planetas e sistemas solares, o tamanho de vírus ou de células, a capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das medidas astronômicas. Em seguida, os alunos irão criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos irão pesquisar sobre as unidades de medidas astronômicas e seus valores, utilizando fontes confiáveis como livros e sites especializados. Auxilie na pesquisa e esclareça dúvidas.

  3. Etapa 3 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos de medidas astronômicas, como a distância entre planetas e sistemas solares, o tamanho de vírus ou de células, a capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Os alunos irão registrar esses exemplos em seus templates de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as medidas astronômicas apresentadas pelo professor e pelos colegas. Eles irão compartilhar suas descobertas e dúvidas. Importante auxilia-los na discussão.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Os alunos irão aplicar as medidas astronômicas em situações práticas, como calcular a distância entre planetas ou o tamanho de células. Auxilie na aplicação e esclareça dúvidas.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Os alunos irão sintetizar o que aprenderam em seus templates de registro de aprendizagem, preenchendo os campos de Check-out. Os auxilie na síntese e esclareça dúvidas.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos com base nos critérios de avaliação definidos e dar feedbacks individuais. Os alunos irão registrar a avaliação em seus templates de registro de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em aplicar as medidas astronômicas em situações práticas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização correta das unidades de medidas astronômicas.
  • Aplicação correta das medidas astronômicas em situações práticas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das medidas astronômicas.
  • Auxiliar na pesquisa e esclarecer dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos de medidas astronômicas.
  • Auxiliar na aplicação prática das medidas astronômicas.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedbacks individuais.

Ações do aluno

  • Criar um template de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out.
  • Pesquisar sobre as unidades de medidas astronômicas e seus valores.
  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Aplicar as medidas astronômicas em situações práticas.
  • Sintetizar o que aprenderam em seus templates de registro de aprendizagem.