Aula sobre Medidas Astronomicas Parte 2

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, vamos explorar as medidas astronômicas, que são usadas para medir distâncias e tamanhos no universo. Vamos aprender a reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Gamificação.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a metodologia Gamificação. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e receberão a tarefa de criar um jogo sobre medidas astronômicas.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os grupos terão um tempo determinado para pesquisar sobre medidas astronômicas e coletar informações para criar o jogo.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa de registro

    Os grupos irão criar o mapa de registro do jogo, preenchendo os campos “nome do jogo”, “objetivo do jogo”, “desafios do jogo”, “níveis”, “esquema de recompensas”, “informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?”. Determine um tempo com os alunos para que isso aconteça.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como funciona e como as medidas astronômicas são utilizadas no jogo.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos irão discutir em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas nos jogos e como as medidas astronômicas foram aplicadas.

  6. Etapa 6 - Reflexão individual

    Os alunos irão refletir individualmente sobre o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações cotidianas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula, reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem explorando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação de jogos educativos.
  • Promover a aprendizagem de forma lúdica e engajadora.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade na criação do jogo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do jogo.
  • Aplicação correta das medidas astronômicas no jogo.
  • Participação ativa e colaborativa dos alunos na atividade.
  • Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a metodologia Gamificação.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los na criação do jogo.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos na atividade.
  • Incentivar a reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.
  • Encerrar a aula reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre medidas astronômicas.
  • Criar um jogo educativo sobre o tema.
  • Apresentar o jogo para a turma.
  • Discutir em grupo sobre as diferentes abordagens utilizadas nos jogos.
  • Refletir individualmente sobre o que foi aprendido na aula.