Aula sobre Medidas Astronomicas Parte 2

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar com medidas astronômicas, que são utilizadas para medir distâncias e tamanhos no universo. Vamos aprender a reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, como a distância entre planetas e sistemas solares, o tamanho de vírus ou de células, a capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos devem assistir a um vídeo sobre medidas astronômicas e responder a algumas perguntas sobre o tema. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online, como o YouTube e a aprendizap. Disponibilize o link do vídeo e as perguntas com antecedência.

  2. Etapa 2 - Introdução em aula

    Apresente o tema e contextualize\-o com exemplos práticos e didáticos, como a distância entre a Terra e a Lua, o tamanho do Sol em relação à Terra, entre outros. Os alunos devem fazer anotações sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se reunir em grupos para discutir as respostas às perguntas e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e desenvolvam o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos templates

    Cada grupo deve apresentar seu template e discutir as ideias apresentadas. Medie a discussão e esclareça dúvidas.

  5. Etapa 5 - Exercícios prático

    Os alunos devem resolver exercícios práticos sobre medidas astronômicas, como calcular a distância entre planetas e sistemas solares, o tamanho de vírus ou de células, a capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Disponibilize os exercícios com antecedência e circule pela sala para entender dúvidas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma revisão do tema e dos exercícios práticos, esclarecer dúvidas

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Faça uma avaliação geral da aula e da participação dos alunos

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e discutir ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs elaborado pelos alunos.
  • Desempenho dos alunos nos exercícios práticos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo com exemplos práticos e didáticos.
  • Disponibilizar o vídeo e as perguntas para a Sala de Aula Invertida.
  • Mediar a discussão dos templates e esclarecer dúvidas.
  • Disponibilizar os exercícios práticos com antecedência.
  • Fazer uma revisão do tema e dos exercícios práticos e esclarecer dúvidas.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo e responder às perguntas para a Sala de Aula Invertida.
  • Discutir em grupo e elaborar um template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o template e discutir as ideias apresentadas.
  • Resolver os exercícios práticos.
  • Participar ativamente da construção do conhecimento.