Aula sobre Medidas Astronomicas

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, cometas, galáxias e outros objetos do universo. As medidas astronômicas são utilizadas para expressar distâncias, tamanhos e outras grandezas relacionadas a esses corpos celestes. Essas medidas são muito grandes ou muito pequenas, o que pode dificultar a compreensão dos estudantes. O objetivo aqui é que os alunos entendam e apliquem essas medidas em situações cotidianas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de medidas astronômicas. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Entender

    Apresente os diferentes tipos de medidas astronômicas e como elas são utilizadas na astronomia. Compartilhe exemplos práticos, como a distância entre planetas e sistemas solares, o tamanho de estrelas e galáxias, entre outros.

  3. Etapa 3 - Esboçar

    Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um esboço visual de medidas astronômicas com base no que aprenderam na etapa anterior. Cada grupo deverá apresentar suas ideias para a turma e discutir as melhores opções.

  4. Etapa 4 - Decidir

    A turma irá avaliar os esboços de cada grupo e decidir em conjunto qual será o modelo a ser utilizado para desenvolver o tema da aula por meio de uma prototipação. Oriente os alunos na escolha da melhor opção e os estimule a compartilhar sugestões de melhorias aos demais esboços.

  5. Etapa 5 - Prototipar

    Os alunos irão criar um protótipo do modelo escolhido na etapa anterior. Eles deverão aplicar as medidas astronômicas em situações cotidianas, como calcular a distância entre duas cidades ou o tamanho de um objeto.

  6. Etapa 6 - Testar

    Os alunos irão testar o protótipo criado na etapa anterior e avaliar se ele atende às necessidades propostas. Busque apoiar os alunos na avaliação e na identificação de possíveis melhorias.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conduza uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do modelo de Design Sprint.
  • Promover a aplicação das medidas astronômicas em situações cotidianas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
  • Aplicação correta das medidas astronômicas em situações cotidianas.
  • Criatividade e originalidade na criação do modelo de Design Sprint.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de medidas astronômicas e como elas são utilizadas na astronomia.
  • Orientar os alunos na escolha do modelo de Design Sprint.
  • Avaliar e orientar os alunos na aplicação das medidas astronômicas em situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para criar um esboço do modelo de Design Sprint.
  • Aplicar as medidas astronômicas em situações cotidianas.
  • Avaliar e testar o protótipo criado na etapa anterior.