Aula sobre Medidas Astronomicas
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, cometas, galáxias e outros objetos do universo. As medidas astronômicas são utilizadas para expressar distâncias, tamanhos e outras grandezas relacionadas a esses corpos celestes. Essas medidas são muito grandes ou muito pequenas, o que pode dificultar a compreensão dos estudantes. O objetivo aqui é que os alunos entendam e apliquem essas medidas em situações cotidianas.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e explique a importância dos conceitos de medidas astronômicas. Em seguida, explique a metodologia Design Sprint e como ela será aplicada na aula.Etapa 2 - Entender
Apresente os diferentes tipos de medidas astronômicas e como elas são utilizadas na astronomia. Compartilhe exemplos práticos, como a distância entre planetas e sistemas solares, o tamanho de estrelas e galáxias, entre outros.Etapa 3 - Esboçar
Os alunos irão trabalhar em grupos para criar um esboço visual de medidas astronômicas com base no que aprenderam na etapa anterior. Cada grupo deverá apresentar suas ideias para a turma e discutir as melhores opções.Etapa 4 - Decidir
A turma irá avaliar os esboços de cada grupo e decidir em conjunto qual será o modelo a ser utilizado para desenvolver o tema da aula por meio de uma prototipação. Oriente os alunos na escolha da melhor opção e os estimule a compartilhar sugestões de melhorias aos demais esboços.Etapa 5 - Prototipar
Os alunos irão criar um protótipo do modelo escolhido na etapa anterior. Eles deverão aplicar as medidas astronômicas em situações cotidianas, como calcular a distância entre duas cidades ou o tamanho de um objeto.Etapa 6 - Testar
Os alunos irão testar o protótipo criado na etapa anterior e avaliar se ele atende às necessidades propostas. Busque apoiar os alunos na avaliação e na identificação de possíveis melhorias.Etapa 7 - Conclusão
Conduza uma discussão em grupo sobre o que foi aprendido na aula e como a metodologia Design Sprint pode ser aplicada em outras situações.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na criação do modelo de Design Sprint.
- Promover a aplicação das medidas astronômicas em situações cotidianas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos em todas as etapas do Design Sprint.
- Aplicação correta das medidas astronômicas em situações cotidianas.
- Criatividade e originalidade na criação do modelo de Design Sprint.
Ações do professor
- Apresentar o conceito de medidas astronômicas e como elas são utilizadas na astronomia.
- Orientar os alunos na escolha do modelo de Design Sprint.
- Avaliar e orientar os alunos na aplicação das medidas astronômicas em situações cotidianas.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo para criar um esboço do modelo de Design Sprint.
- Aplicar as medidas astronômicas em situações cotidianas.
- Avaliar e testar o protótipo criado na etapa anterior.