Aula sobre Medidas Astronomicas

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, galáxias e outros objetos do universo. As medidas astronômicas são utilizadas para expressar distâncias, tamanhos e outras grandezas relacionadas a esses corpos celestes. Essas medidas são muito grandes ou muito pequenas, o que pode dificultar a compreensão dos estudantes. O objetivo aqui é que os alunos desenvolvam a habilidade de reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Medidas astronômicas" e explique sua importância e aplicação no cotidiano. Em seguida, proponha aos alunos que criem um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Criação do mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia com os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". Eles devem pensar em um personagem que utiliza medidas astronômicas em sua rotina (como um cientista, por exemplo) e preencher cada campo com informações relevantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas no mapa de empatia e compartilhar suas ideias e dúvidas sobre o tema. Faça perguntas e estimule a participação de todos os alunos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a distância entre a Terra e a Lua, o tamanho do Sol em relação à Terra, entre outros. Peça aos alunos para compartilharem outros exemplos de medidas astronômicas também.

  5. Etapa 5 - Atividade em grupo

    A turma irá trabalhar em grupos de 4 a 5 alunos para criar exemplos práticos e didáticos sobre o tema e seus subtópicos. Eles deverão apresentar suas ideias para a turma. Circule pelos grupos de maneira a apoiar os estudantes nesta atividade.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os alunos irão discutir em grupo as ideias apresentadas pelos colegas e compartilhar suas opiniões e dúvidas sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema e reforce a importância de reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas. Aproveite para dar feedbacks coletivos à turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Criatividade e originalidade na criação de exemplos práticos e didáticos.
  • Compreensão do tema e seus subtópicos.
  • Respeito às opiniões e ideias dos colegas.
  • Preenchimento adequado do mapa de empatia.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e sua importância.
  • Propor a criação do mapa de empatia.
  • Apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Concluir a aula e reforçar a importância do tema.

Ações do aluno

  • Criar o mapa de empatia.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Criar exemplos práticos e didáticos.
  • Compartilhar suas ideias e opiniões sobre o tema.
  • Respeitar as opiniões e ideias dos colegas.