Aula sobre Medidas Astronomicas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, cometas, galáxias e outros objetos do universo. As medidas astronômicas são utilizadas para medir distâncias, tamanhos e outras grandezas relacionadas a esses corpos celestes. Essas medidas são muito grandes ou muito pequenas, o que pode dificultar a compreensão dos estudantes. O objetivo aqui é que os alunos criem um jogo de tabuleiro para desenvolver a habilidade de reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. O jogo será criado utilizando a metodologia ativa Gamificação, que torna o aprendizado mais envolvente e didático.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das medidas astronômicas. Peça aos alunos para compartilharem o que sabem sobre o tema. Em seguida, explique a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo irá escolher um tema relacionado às medidas astronômicas, como distância entre planetas, tamanho de estrelas, entre outros.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Peça aos grupos para criarem um jogo de tabuleiro com 51 casas, utilizando cartolina, canetas coloridas, dados, pinos e cards de perguntas e ações. As perguntas e ações devem estar relacionadas ao tema escolhido pelo grupo. Importante que os alunos também crie um manual do jogo, explicando como jogá-lo e apresentando as regras e definições dele.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma. Os alunos deverão jogar e responder às perguntas e ações relacionadas ao tema. Aproveite para acompanhar os alunos e tirar suas dúvidas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos jogos, oriente os alunos a discutirem coletivamente sobre as medidas astronômicas utilizadas nos jogos e como elas estão presentes no cotidiano. Pergunte aos grupos sobre seus aprendizados sobre o tema e também sobre os desafios que enfrentaram na criação dos jogos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Peça para que os alunos façam uma avaliação da atividade individual, utilizando a Escala de Likert que varia entre “não gostei” e “gostei muito”. Incentive a turma a dar sugestões de melhorias para a atividade. Por fim, aproveite para avaliar o desempenho dos alunos a partir dos critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a importância das medidas astronômicas e como elas estão presentes no cotidiano. Retome os principais pontos da atividade, principalmente o objetivo de aprendizagem estabelecido.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar o aprendizado mais envolvente e didático.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na criação do jogo de tabuleiro.
  • Clareza e objetividade das perguntas e ações relacionadas ao tema.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Compreensão das medidas astronômicas utilizadas no jogo.
  • Sugestões para melhorias na atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das medidas astronômicas.
  • Explicar a metodologia ativa Gamificação e como ela será aplicada na aula.
  • Orientar os grupos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Avaliar a atividade e dar feedback aos alunos.
  • Estimular a participação e a colaboração em grupo.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado às medidas astronômicas.
  • Criar um jogo de tabuleiro com 51 casas, utilizando os recursos disponíveis.
  • Apresentar o jogo para a turma e jogar com os colegas.
  • Discutir em grupo sobre as medidas astronômicas utilizadas nos jogos e como elas estão presentes no cotidiano.
  • Avaliar a atividade e dar sugestões para melhorias.