Aula sobre Medidas Astronomicas

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Astronomia é uma ciência que estuda os corpos celestes, como planetas, estrelas, cometas, galáxias e outros objetos do universo. As medidas astronômicas são utilizadas para expressar distâncias, tamanhos e outras grandezas relacionadas a esses corpos celestes. Essas medidas são muito grandes ou muito pequenas, o que pode dificultar a compreensão dos estudantes. O objetivo aqui é que os alunos possam criar atividades relacionadas ao tema e desenvolver a habilidade de reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das medidas astronômicas. Pergunte aos alunos o que sabem sobre o tema e aproveite este momento para avaliar o nível de conhecimento deles sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Rotação por estações

    Divida a turma em grupos de no máximo 4 a 5 alunos e peça para que cada grupo vá para uma estação. Em cada estação, os alunos irão realizar uma atividade diferente sobre medidas astronômicas. Importante que cada grupo passe por todas as estações. As atividades podem ser:

    Estação 1 - Escala do Universo

    Nesta estação, os alunos irão criar uma escala do universo utilizando materiais como papel, lápis e régua. Eles deverão pesquisar as medidas dos planetas, estrelas e outros corpos celestes e representá-los em uma escala que possa ser visualizada em sala de aula.

    Estação 2 - Distâncias Astronômicas

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar as distâncias entre os planetas, estrelas e outros corpos celestes. Eles deverão criar uma atividade que permita aos colegas compreenderem a distância entre esses corpos celestes. Por exemplo, eles podem utilizar uma fita métrica para representar a distância entre a Terra e a Lua.

    Estação 3 - Tamanho dos Corpos Celestes

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar o tamanho dos planetas, estrelas e outros corpos celestes. Eles deverão criar uma atividade que permita aos colegas compreenderem o tamanho desses corpos celestes. Por exemplo, eles podem utilizar bolas de diferentes tamanhos para representar o tamanho dos planetas.


  3. Etapa 3 - Discussão

    Os grupos irão se reunir e apresentar as atividades realizadas nas estações. Os alunos deverão prestar atenção nas apresentações e fazer perguntas para os colegas. Medie a discussão e esclareça possíveis dúvidas.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça para que cada grupo escreva o que achou bom, o que achou que poderia ser melhor e o que não gostou durante as estações e atividades. A dinâmica dos 3 Qs deve ser utilizada como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre as atividades desenvolvidas.

  5. Etapa 5 - Aplicação

    Os alunos irão, individualmente, aplicar o que aprenderam em uma atividade prática, resolvendo exercícios que envolvam medidas astronômicas Aproveite para apoiar os alunos em suas dúvidas.

  6. Etapa 6 - Socialização

    Após a atividade prática, os alunos devem se reunir em um círculo para discutir o que aprenderam durante a atividade e compartilharem seus registros da Dinâmica dos 3 Qs. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para verificar o entendimento do assunto.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese das atividades realizadas e reforce a importância das medidas astronômicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a pesquisa e a criatividade dos alunos.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Criatividade e originalidade na criação das atividades.
  • Compreensão e aplicação correta das medidas astronômicas.
  • Registro adequado na Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das medidas astronômicas.
  • Orientar os alunos na criação das atividades e sanar suas dúvidas.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar as medidas, distâncias e tamanhos dos corpos celestes.
  • Criar atividades relacionadas ao tema.
  • Participar ativamente das atividades propostas e da Dinâmica dos 3 Qs.