Aula sobre Medidas Astronomicas

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula sobre "Medidas astronômicas" visa desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a distância entre a Terra e a Lua, o tamanho do Sol em relação à Terra, entre outros.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Prepare um material de apoio para os alunos que, neste caso, pode ser um vídeo sobre o tema "Medidas astronômicas" com perguntas sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online, como o YouTube. Vale lembrar que este material deve ser compartilhado antes da aula, para que os alunos tenham tempo para fazer a atividade prévia em casa.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Inicie a aula apresentando o tema "Medidas astronômicas", contextualizando com exemplos práticos e didáticos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para eles discutirem o vídeo e as respostas que deram às perguntas do estudo prévio. Em seguida, cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre o tema, como a distância entre a Terra e a Lua, o tamanho do Sol em relação à Terra, entre outros. Oriente a turma a fazer anotações sobre os exemplos apresentados e tire as dúvidas dos alunos.

  5. Etapa 5 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça aos grupos para criarem um modelo para preenchimento, contendo os seguintes campos: Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação dos estudantes sobre a atividade.

  6. Etapa 6 - Apresentação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade. Estimule todos os membros do grupo a participar.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e retomando o objetivo de aprendizagem.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Qualidade do modelo da Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar as unidades de medidas aprendidas em exemplos práticos.

Ações do professor

  • Preparar um material de apoio para os alunos.
  • Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
  • Orientar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo sobre o tema e responder às perguntas do estudo prévio.
  • Discutir em grupo as respostas do estudo prévio e apresentar suas conclusões para a turma.
  • Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo para a turma.
  • Resolver exemplos práticos de uso das medidas astronômicas.