Aula sobre Medidas Astronomicas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A aula sobre "Medidas astronômicas" visa desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas, tais como distância entre planetas e sistemas solares, tamanho de vírus ou de células, capacidade de armazenamento de computadores, entre outros. Durante a aula, serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como a distância entre a Terra e a Lua, o tamanho do Sol em relação à Terra, entre outros.
Etapa 1 - Preparação
Prepare um material de apoio para os alunos que, neste caso, pode ser um vídeo sobre o tema "Medidas astronômicas" com perguntas sobre o conteúdo. O vídeo pode ser encontrado em plataformas online, como o YouTube. Vale lembrar que este material deve ser compartilhado antes da aula, para que os alunos tenham tempo para fazer a atividade prévia em casa.Etapa 2 - Introdução
Inicie a aula apresentando o tema "Medidas astronômicas", contextualizando com exemplos práticos e didáticos.Etapa 3 - Discussão em grupo
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos e peça para eles discutirem o vídeo e as respostas que deram às perguntas do estudo prévio. Em seguida, cada grupo deverá apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre o tema, como a distância entre a Terra e a Lua, o tamanho do Sol em relação à Terra, entre outros. Oriente a turma a fazer anotações sobre os exemplos apresentados e tire as dúvidas dos alunos.Etapa 5 - Criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Explique a Dinâmica dos 3 Qs aos alunos e peça aos grupos para criarem um modelo para preenchimento, contendo os seguintes campos: Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma forma de avaliação dos estudantes sobre a atividade.Etapa 6 - Apresentação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs
Cada grupo deverá apresentar seu modelo para a turma e explicar como ele pode ser utilizado para avaliar a atividade. Estimule todos os membros do grupo a participar.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula, destacando os principais pontos abordados e retomando o objetivo de aprendizagem.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer e empregar unidades usadas para expressar medidas muito grandes ou muito pequenas.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Qualidade do modelo da Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Capacidade dos alunos em aplicar as unidades de medidas aprendidas em exemplos práticos.
Ações do professor
- Preparar um material de apoio para os alunos.
- Contextualizar o tema e apresentar exemplos práticos e didáticos.
- Orientar os alunos na criação do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo sobre o tema e responder às perguntas do estudo prévio.
- Discutir em grupo as respostas do estudo prévio e apresentar suas conclusões para a turma.
- Criar um modelo da Dinâmica dos 3 Qs e apresentá-lo para a turma.
- Resolver exemplos práticos de uso das medidas astronômicas.