Aula sobre Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, vamos trabalhar com medidas de grandezas, um tema muito presente em nosso cotidiano. As grandezas estão presentes em diversas situações, como na hora de medir o comprimento de um objeto, a temperatura do ambiente, a capacidade de um recipiente, entre outras. Para tornar a aula mais envolvente e didática, vamos utilizar a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de construir o conhecimento de forma colaborativa e participativa.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Medidas de grandezas" e explique a importância do assunto no cotidiano dos alunos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema, como medir o comprimento de um objeto, a temperatura do ambiente, a capacidade de um recipiente, entre outros.

  2. Etapa 2 - Formação de duplas

    Os alunos serão divididos em duplas escolhidas pelo professor. Cada dupla irá escolher um líder, que será responsável por coordenar as atividades.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Cada dupla irá criar um mapa conceitual sobre o tema "Medidas de grandezas". O mapa deve conter uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos podem utilizar diferentes materiais como papel, canetas coloridas e post-its para criar o mapa. Disponibilize os materiais possíveis para a construção do mapa.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada dupla irá apresentar seu mapa conceitual para a turma. Durante a apresentação, os alunos devem explicar a ideia central e as sub-ideias do mapa, além de exemplificar cada uma delas. As apresentações pode ser realizada entre duplas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos mapas conceituais, os alunos irão discutir em grupo sobre as ideias apresentadas pelos colegas. O objetivo é que os estudantes possam trocar conhecimentos e aprimorar o entendimento sobre o tema.

  6. Etapa 6 - Resolução de problemas

    Os alunos irão resolver problemas que envolvam as grandezas comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares), sem uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados durante a atividade e incentivando os alunos a continuarem estudando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar uma aula mais dinâmica e participativa.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade do mapa conceitual criado pelo grupo.
  • Capacidade dos alunos em resolver problemas que envolvam as grandezas.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Estimular a participação e a colaboração entre os alunos.
  • Proporcionar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a atividade.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da atividade.
  • Criar um mapa conceitual claro e objetivo.
  • Resolver problemas que envolvam as grandezas.
  • Apresentar o mapa conceitual de forma clara e objetiva.
  • Colaborar com os colegas durante a atividade.