Aula sobre Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


Nesta aula, vamos trabalhar com medidas de grandezas, um tema muito presente em nosso cotidiano. As grandezas estão presentes em diversas situações, como no tempo que levamos para chegar à escola, na quantidade de água que bebemos, no peso dos objetos que carregamos, entre outros. Vamos utilizar a metodologia ativa Ensino Híbrido.

  1. Etapa 1 - Check-in

    Apresente o tema e peça que os alunos registrem suas expectativas e conhecimentos prévios sobre medidas de grandezas no template de registro de aprendizagem.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos práticos de medidas de grandezas, como a distância entre dois pontos, o peso de um objeto, a temperatura ambiente, entre outros. Os alunos devem registrar esses exemplos no template de registro de aprendizagem.

  3. Etapa 3 - Atividade em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma atividade para resolver em conjunto. A atividade deve envolver a aplicação de medidas de grandezas em situações reais, como calcular a quantidade de água necessária para encher uma piscina ou a distância percorrida por um carro em determinado tempo. Os grupos devem registrar as respostas no template de registro de aprendizagem.

  4. Etapa 4 - Socialização

    Cada grupo deve apresentar suas respostas e explicar como chegou a elas. Incentive a discussão entre os grupos e a troca de ideias. Os alunos devem registrar as informações relevantes no template de registro de aprendizagem.

  5. Etapa 5 - Atividade individual

    Cada aluno deve receber uma atividade individual para resolver em casa, utilizando as medidas de grandezas. A atividade deve ser relacionada a situações reais e deve ser desafiadora o suficiente para estimular o raciocínio dos alunos. Os alunos devem registrar as respostas no template de registro de aprendizagem.

  6. Etapa 6 - Check-out

    Os alunos devem registrar no template de registro de aprendizagem o que aprenderam na aula e como podem aplicar esse conhecimento em situações reais.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos nas atividades individuais e em grupo, levando em consideração a aplicação correta das medidas de grandezas em situações reais.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de grandezas.
  • Estimular o raciocínio lógico e a capacidade de aplicar conceitos matemáticos em situações reais.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos no próprio processo de aprendizagem.

Critérios de avaliação

  • Aplicação correta das medidas de grandezas em situações reais.
  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Resolução correta das atividades individuais.
  • Capacidade de explicar o raciocínio utilizado para chegar às respostas.
  • Registro correto das informações no template de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos de medidas de grandezas.
  • Dividir os alunos em grupos para a realização de atividades em conjunto.
  • Estimular a discussão entre os grupos e a troca de ideias.
  • Propor atividades individuais desafiadoras.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Registrar as expectativas e conhecimentos prévios sobre medidas de grandezas no template de registro de aprendizagem.
  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Resolver corretamente as atividades individuais.
  • Explicar o raciocínio utilizado para chegar às respostas.
  • Registrar as informações relevantes no template de registro de aprendizagem.