Aula sobre Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O tema "Medidas de grandezas" é fundamental para o cotidiano dos estudantes, pois está presente em diversas situações, como na hora de cozinhar, medir o tempo de uma atividade, calcular a quantidade de água necessária para encher uma piscina, entre outras. Nesta aula, a metodologia ativa Estudo de Caso.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Medidas de grandezas" e explique a importância do assunto para o cotidiano dos estudantes. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos e escolha do tema

    Os alunos serão divididos em grupos e deverão escolher um tema relacionado às medidas de grandezas para trabalhar durante a aula.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Os grupos deverão realizar pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Os grupos deverão analisar os dados coletados e identificar as causas do problema, bem como possíveis soluções.

  6. Etapa 6 - Soluções

    Cada grupo deverá propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema. Disponibilize modelos de infográficos para essa etapa.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um momento de conclusão sobre o tema e traga dúvidas que surgiram durante o processo e esclarecimentos sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
  • Desenvolver a habilidade de pesquisa e análise de dados.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Qualidade das pesquisas e entrevistas realizadas pelos grupos.
  • Qualidade da análise do contexto e das soluções propostas pelos grupos.
  • Qualidade do infográfico criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha do tema e na identificação do problema.
  • Auxiliar os grupos na realização das pesquisas e entrevistas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todas as etapas da aula.
  • Orientar os grupos na criação do infográfico.
  • Avaliar o desempenho dos alunos durante a aula.

Ações do aluno

  • Escolher um tema relacionado às medidas de grandezas.
  • Identificar um problema relacionado ao tema escolhido.
  • Realizar pesquisas e entrevistas para coletar dados sobre o problema identificado.
  • Analisar os dados coletados e propor soluções para o problema.
  • Criar um infográfico com informações relevantes sobre o tema.