Aula sobre Medidas De Grandezas

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


As medidas de grandezas são fundamentais para o nosso dia a dia, desde a hora que acordamos até a hora de dormir. Elas estão presentes em diversas situações, como na hora de cozinhar, medir a altura, calcular o tempo de uma viagem, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com as medidas de comprimento, massa, tempo, temperatura, área (triângulos e retângulos), capacidade e volume (sólidos formados por blocos retangulares) de forma lúdica e divertida, utilizando a metodologia ativa Gamificação. Os alunos irão criar um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema, desenvolvendo a habilidade de resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e contextualize a importância das medidas de grandezas no cotidiano dos alunos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas.

  3. Etapa 3 - Criação do jogo

    Cada grupo irá criar um jogo com 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre as medidas de grandezas. As perguntas e afirmações devem ser elaboradas pelos próprios alunos, com seu auxílio. Disponibilize também os materiais para essa produção.

  4. Etapa 4 - Troca de jogos

    Os grupos irão trocar seus jogos com outros grupos para que possam jogar e responder às perguntas e afirmações.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os grupos irão discutir as respostas e as afirmações apresentadas pelos outros grupos, debatendo sobre as soluções encontradas.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo irá apresentar as soluções encontradas e as dificuldades enfrentadas durante a criação do jogo.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre a aula reforçando a importância das medidas de grandezas e a habilidade desenvolvida pelos alunos em resolver e elaborar problemas sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Aplicar a metodologia ativa Gamificação para tornar a aula mais envolvente e didática.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo.
  • Qualidade das perguntas e afirmações elaboradas pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas sobre as medidas de grandezas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância das medidas de grandezas.
  • Auxiliar os alunos na criação do jogo.
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da criação do jogo.
  • Elaborar perguntas e afirmações sobre as medidas de grandezas.
  • Resolver e debater as soluções apresentadas pelos outros grupos.