Aula sobre Medidas De Grandezas
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
As medidas de grandezas são fundamentais para a compreensão do mundo ao nosso redor. Elas estão presentes em diversas situações do cotidiano, como na hora de medir o comprimento de um objeto, a temperatura do ambiente, a capacidade de um recipiente, entre outras. Nesta aula, vamos trabalhar com as medidas de comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume, sem uso de fórmulas, inseridos em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão passar por diferentes estações, cada uma com uma atividade relacionada ao tema.
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema e explique como a aula será desenvolvida. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo irá para uma estação diferente.Etapa 2 - Divisão de grupos
Divida os alunos em três grupos ou mais para a dinâmica das estações poder ser realizada.Etapa 3 - Contextualização
Apresente um vídeo sobre o assunto, trazendo exemplos práticos de resolução de problemas de medidas de grandezasEtapa 4 - Estação 1 - Comprimento e massa
Nesta estação, os alunos irão medir o comprimento e a massa de diferentes objetos utilizando fita métrica e balança. Em seguida, eles deverão registrar as medidas em uma tabela e comparar os resultados com os colegas.Etapa 5 - Estação 2 - Tempo e temperatura
Nesta estação, os alunos irão medir o tempo e a temperatura de diferentes situações utilizando cronômetros e termômetros. Em seguida, eles deverão registrar as medidas em uma tabela e comparar os resultados com os colegas.Etapa 6 - Estação 3 - Área, capacidade e volume
Nesta estação, os alunos irão medir a área de triângulos e retângulos utilizando régua e calcular a capacidade e o volume de sólidos formados por blocos retangulares. Em seguida, eles deverão registrar as medidas em uma tabela e comparar os resultados com os colegas.Etapa 7 - Conclusão
Reúna a turma e peça que cada grupo apresente os resultados obtidos em cada estação. Em seguida, faça uma síntese dos principais conceitos trabalhados na aula.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas.
- Estimular a cooperação e a troca de conhecimentos entre os alunos.
- Proporcionar uma aprendizagem significativa por meio de atividades práticas e contextualizadas.
Critérios de avaliação
- Capacidade dos alunos em medir corretamente as grandezas propostas.
- Habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas.
- Participação e cooperação dos alunos nas atividades propostas.
Ações do professor
- Introduzir o tema e explicar como a aula será desenvolvida.
- Orientar os alunos nas atividades propostas.
- Fazer uma síntese dos principais conceitos trabalhados na aula.
Ações do aluno
- Medir corretamente as grandezas propostas.
- Resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas.
- Participar e cooperar nas atividades propostas.