Aula sobre Medidas De Grandezas
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos trabalhar com medidas de grandezas, um tema muito presente em nosso cotidiano. As grandezas estão presentes em diversas situações, como na hora de medir o comprimento de um objeto, a temperatura do ambiente, a capacidade de um recipiente, entre outras. Para tornar a aula mais dinâmica e participativa, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos serão os protagonistas do processo de aprendizagem.
Etapa 1 - Atividade prévia
Os alunos deverão pesquisar em casa exemplos de ampliação e redução de imagens em seu cotidiano e trazer para a próxima aula.Etapa 2 - Introdução
Apresente o tema e contextualize a importância das medidas de grandezas no cotidiano. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada na aula.Etapa 3 - Preparação
Os alunos irão pesquisar sobre as grandezas que serão trabalhadas na aula (comprimento, massa, tempo, temperatura, área, capacidade e volume) e criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos irão apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias e como elas se relacionam com as grandezas trabalhadas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos de como as grandezas podem ser aplicadas no cotidiano, como medir o comprimento de um objeto, calcular a capacidade de um recipiente, entre outros.Etapa 6 - Resolução de problemas
Os alunos irão resolver problemas que envolvam as grandezas trabalhadas, sem uso de fórmulas, inseridos em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula, destacando os principais pontos trabalhados e a importância das medidas de grandezas no cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em resolver e elaborar problemas que envolvam as grandezas trabalhadas.
- Estimular a criatividade e a participação dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover a interdisciplinaridade, relacionando as grandezas com outras áreas do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção do mapa conceitual.
- Resolução correta dos problemas propostos.
- Apresentação clara e objetiva do mapa conceitual.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação dos alunos na construção do conhecimento.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre as grandezas trabalhadas e criar um mapa conceitual.
- Apresentar o mapa conceitual para a turma.
- Resolver problemas que envolvam as grandezas trabalhadas.