Medidas de tendência central

Nesta aula de Matemática vamos aprender medidas de tendência central. Bons estudos no #AprendiZAP

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    Observe o conjunto de números abaixo e determine a média, a moda e a mediana:

    20, 11, 15, 24, 22, 15, 16, 12, 18, 17

    A) Média: 15; Moda: 10; Mediana: 22

    B) Média: 17; Moda: 22; Mediana: 18,5

    C) Média: 17; Moda: 15; Mediana: 16,5

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que nos ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas nos permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média salarial de uma empresa pode nos dar uma ideia do salário que a maioria dos funcionários recebe. Já a moda pode nos indicar qual é o salário mais comum. E a mediana pode nos mostrar qual é o salário que divide a empresa em duas partes iguais. Nesta aula, vamos aprender a calcular essas medidas e entender seus significados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
    Atividade completa
  4. 4. Aprendizagem Baseada em Projetos:

    As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média é uma medida de tendência central que representa o valor médio de um conjunto de dados. A moda é outra medida de tendência central que representa o valor mais frequente em um conjunto de dados. Já a mediana é a medida de tendência central que representa o valor central de um conjunto de dados. Essas medidas são muito úteis em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender como calcular essas medidas e como interpretá-las.
    Atividade completa
  5. 5. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média é uma medida de tendência central que representa o valor médio de um conjunto de dados. A moda é outra medida de tendência central que representa o valor mais frequente em um conjunto de dados. Já a mediana é a medida de tendência central que representa o valor central de um conjunto de dados. Essas medidas são muito úteis em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Nesta aula, os estudantes terão a oportunidade de aprender como calcular essas medidas e como interpretá-las.
    Atividade completa
  6. 6. Rotação por estações:

    As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que nos ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas nos permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média salarial de uma empresa pode nos dar uma ideia do salário que a maioria dos funcionários recebe. A aula aborda as três medidas de tendência central mais comuns: média, moda e mediana. Os alunos poderão entender como elas são calculadas e como podem ser usadas para interpretar um conjunto de dados. Para isso, a aula utiliza a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  7. 7. Gamificação:

    As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que nos ajudam a entender e resumir grandes conjuntos de dados. Elas nos permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, como a média, a moda e a mediana. Essas medidas são amplamente utilizadas em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação e em muitas outras. Por exemplo, a média salarial de uma profissão pode ajudar a entender o mercado de trabalho, a moda de uma roupa pode indicar as tendências da moda e a mediana de uma amostra de alunos pode ajudar a entender o desempenho da turma em uma prova. Nesta aula, os alunos irão aprender sobre essas medidas de tendência central de uma forma lúdica e divertida, criando um jogo de tabuleiro que irá ajudá-los a compreender melhor o tema.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média salarial de uma empresa pode dar uma ideia do salário que a maioria dos funcionários recebe. Já a moda pode indicar qual é o salário mais comum na empresa. E a mediana pode mostrar qual é o salário que divide a empresa em duas partes iguais. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender a calcular essas medidas e entender seus significados. Para isso, é utilizada a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor o tema e seus subtópicos.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: