Aula sobre Medidas De Tendencia Central

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média é uma medida de tendência central que representa o valor médio de um conjunto de dados. A moda é outra medida de tendência central que representa o valor mais frequente em um conjunto de dados. Já a mediana é a medida de tendência central que representa o valor central de um conjunto de dados. Essas medidas são muito úteis em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Nesta aula, os estudantes terão a oportunidade de aprender como calcular essas medidas e como interpretá-las.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância das medidas de tendência central. Utilize exemplos práticos para ilustrar a importância dessas medidas no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Forme grupos de 4 a 5 alunos e explique como será a dinâmica da aula. Cada grupo deve criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.

  3. Etapa 3 - Problematização

    Apresente um problema para os alunos, que deverão discutir em grupo e registrar no diário de bordo. O problema pode ser algo relacionado ao cotidiano dos alunos, como por exemplo, a média de altura dos alunos da turma.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Os grupos devem discutir e registrar no diário de bordo as possíveis alternativas para resolver o problema apresentado na etapa anterior. Circule pela sala e auxilie os grupos que tiverem dificuldades.

  5. Etapa 5 - Solução

    Os grupos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre as medidas de tendência central.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação das soluções, promova uma discussão em grupo sobre as medidas de tendência central e como elas foram utilizadas para resolver o problema apresentado. Avalie os grupos conforme os critérios de avaliação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a importância das medidas de tendência central e como elas podem ser aplicadas em diversas áreas. Proponha uma atividade para os alunos realizarem em casa, como por exemplo, calcular a média de idade dos membros da família.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e resolver problemas em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e resolver problemas em equipe.
  • Compreensão dos alunos sobre as medidas de tendência central e como elas podem ser aplicadas em diversas áreas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância das medidas de tendência central.
  • Formar grupos e explicar a dinâmica da aula.
  • Auxiliar os grupos que tiverem dificuldades.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Promover uma discussão em grupo sobre as medidas de tendência central e como elas foram utilizadas para resolver o problema apresentado.

Ações do aluno

  • Discutir em grupo e registrar no diário de bordo o problema apresentado.
  • Discutir e registrar no diário de bordo as possíveis alternativas para resolver o problema apresentado.
  • Escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução para a turma.
  • Participar ativamente da discussão em grupo sobre as medidas de tendência central e como elas foram utilizadas para resolver o problema apresentado.
  • Realizar a atividade proposta pelo professor em casa.