Aula sobre Medidas De Tendencia Central
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média é uma medida de tendência central que representa o valor médio de um conjunto de dados. A moda é outra medida de tendência central que representa o valor mais frequente em um conjunto de dados. Já a mediana é a medida de tendência central que representa o valor central de um conjunto de dados. Essas medidas são muito úteis em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Nesta aula, os estudantes terão a oportunidade de aprender como calcular essas medidas e como interpretá-las.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância das medidas de tendência central. Utilize exemplos práticos para ilustrar a importância dessas medidas no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Forme grupos de 4 a 5 alunos e explique como será a dinâmica da aula. Cada grupo deve criar um diário de bordo com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução.Etapa 3 - Problematização
Apresente um problema para os alunos, que deverão discutir em grupo e registrar no diário de bordo. O problema pode ser algo relacionado ao cotidiano dos alunos, como por exemplo, a média de altura dos alunos da turma.Etapa 4 - Geração de alternativas
Os grupos devem discutir e registrar no diário de bordo as possíveis alternativas para resolver o problema apresentado na etapa anterior. Circule pela sala e auxilie os grupos que tiverem dificuldades.Etapa 5 - Solução
Os grupos devem escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e faça perguntas para estimular a reflexão sobre as medidas de tendência central.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação das soluções, promova uma discussão em grupo sobre as medidas de tendência central e como elas foram utilizadas para resolver o problema apresentado. Avalie os grupos conforme os critérios de avaliação.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a importância das medidas de tendência central e como elas podem ser aplicadas em diversas áreas. Proponha uma atividade para os alunos realizarem em casa, como por exemplo, calcular a média de idade dos membros da família.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e resolver problemas em equipe.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e resolver problemas em equipe.
- Compreensão dos alunos sobre as medidas de tendência central e como elas podem ser aplicadas em diversas áreas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e explicar a importância das medidas de tendência central.
- Formar grupos e explicar a dinâmica da aula.
- Auxiliar os grupos que tiverem dificuldades.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Promover uma discussão em grupo sobre as medidas de tendência central e como elas foram utilizadas para resolver o problema apresentado.
Ações do aluno
- Discutir em grupo e registrar no diário de bordo o problema apresentado.
- Discutir e registrar no diário de bordo as possíveis alternativas para resolver o problema apresentado.
- Escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentar a solução para a turma.
- Participar ativamente da discussão em grupo sobre as medidas de tendência central e como elas foram utilizadas para resolver o problema apresentado.
- Realizar a atividade proposta pelo professor em casa.