Aula sobre Medidas De Tendencia Central
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos
Por que usar essa metodologia?
- Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
- Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.
As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média é uma medida de tendência central que representa o valor médio de um conjunto de dados. A moda é outra medida de tendência central que representa o valor mais frequente em um conjunto de dados. Já a mediana é a medida de tendência central que representa o valor central de um conjunto de dados. Essas medidas são muito úteis em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender como calcular essas medidas e como interpretá-las.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância das medidas de tendência central. Utilize exemplos práticos para ilustrar a importância dessas medidas no cotidiano dos alunos.Etapa 2 - Formação dos grupos
Forme grupos de 3 a 4 alunos e explique que eles irão trabalhar em equipe para criar um diário de bordo sobre o tema.Etapa 3 - Definição do problema
Cada grupo deve definir um problema relacionado ao tema e apresentá-lo para a turma. Oriente os alunos a escolherem problemas que possam ser resolvidos com o uso das medidas de tendência central.Etapa 4 - Geração de alternativas
Cada grupo deve gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Oriente os alunos a utilizarem as medidas de tendência central para encontrar soluções para o problema.Etapa 5 - Solução
Cada grupo deve escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentá-la para a turma. Oriente os alunos a explicarem como as medidas de tendência central foram utilizadas para encontrar a solução.Etapa 6 - Discussão em grupo
Após a apresentação dos grupos, a turma deve discutir as soluções apresentadas e o uso das medidas de tendência central. Oriente os alunos a fazerem perguntas e a trocarem ideias sobre o tema.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância das medidas de tendência central e como elas podem ser úteis em diversas áreas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em obter os valores de medidas de tendência central.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
- Qualidade do diário de bordo produzido pelos grupos.
- Capacidade dos alunos em utilizar as medidas de tendência central para resolver problemas.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha dos problemas a serem resolvidos.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na criação do diário de bordo.
- Definir um problema relacionado ao tema e apresentá-lo para a turma.
- Utilizar as medidas de tendência central para encontrar soluções para o problema definido.