Aula sobre Medidas De Tendencia Central

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média é uma medida de tendência central que representa o valor médio de um conjunto de dados. A moda é outra medida de tendência central que representa o valor mais frequente em um conjunto de dados. Já a mediana é a medida de tendência central que representa o valor central de um conjunto de dados. Essas medidas são muito úteis em diversas áreas, como na economia, na saúde, na educação, entre outras. Nesta aula, os alunos terão a oportunidade de aprender como calcular essas medidas e como interpretá-las.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie a aula apresentando o tema e explicando a importância das medidas de tendência central. Utilize exemplos práticos para ilustrar a importância dessas medidas no cotidiano dos alunos.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Forme grupos de 3 a 4 alunos e explique que eles irão trabalhar em equipe para criar um diário de bordo sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Definição do problema

    Cada grupo deve definir um problema relacionado ao tema e apresentá-lo para a turma. Oriente os alunos a escolherem problemas que possam ser resolvidos com o uso das medidas de tendência central.

  4. Etapa 4 - Geração de alternativas

    Cada grupo deve gerar alternativas para resolver o problema definido na etapa anterior. Oriente os alunos a utilizarem as medidas de tendência central para encontrar soluções para o problema.

  5. Etapa 5 - Solução

    Cada grupo deve escolher a melhor alternativa para resolver o problema e apresentá-la para a turma. Oriente os alunos a explicarem como as medidas de tendência central foram utilizadas para encontrar a solução.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após a apresentação dos grupos, a turma deve discutir as soluções apresentadas e o uso das medidas de tendência central. Oriente os alunos a fazerem perguntas e a trocarem ideias sobre o tema.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância das medidas de tendência central e como elas podem ser úteis em diversas áreas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em obter os valores de medidas de tendência central.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade em grupo.
  • Qualidade do diário de bordo produzido pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em utilizar as medidas de tendência central para resolver problemas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na escolha dos problemas a serem resolvidos.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação e a troca de ideias entre os alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do diário de bordo.
  • Definir um problema relacionado ao tema e apresentá-lo para a turma.
  • Utilizar as medidas de tendência central para encontrar soluções para o problema definido.