Aula sobre Medidas De Tendencia Central

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que nos ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas nos permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média salarial de uma empresa pode nos dar uma ideia do salário que a maioria dos funcionários recebe. A aula aborda as três medidas de tendência central mais comuns: média, moda e mediana. Os alunos poderão entender como elas são calculadas e como podem ser usadas para interpretar um conjunto de dados. Para isso, a aula utiliza a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades diferentes relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Introduza o tema e explique a importância das medidas de tendência central. Utilize exemplos práticos, como a média de altura dos alunos da turma, para ilustrar o conceito. Em seguida, divida a turma em três grupos e explique como a metodologia de Rotação por estações irá funcionar.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Média

    Na primeira estação, os alunos irão aprender sobre a média. Apresente exemplos de como calcular a média de um conjunto de dados e peça para os alunos realizarem alguns exercícios. Em seguida, os alunos devem trabalhar em grupo para calcular a média de um conjunto de dados fornecido por você.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Moda

    Na segunda estação, os alunos irão aprender sobre a moda. Apresente exemplos de como encontrar a moda de um conjunto de dados e peça para os alunos realizarem alguns exercícios. Em seguida, os alunos devem trabalhar em grupo para encontrar a moda de um conjunto de dados fornecido por você.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Mediana

    Na terceira estação, os alunos irão aprender sobre a mediana. Apresente exemplos de como encontrar a mediana de um conjunto de dados e peça para os alunos realizarem alguns exercícios. Em seguida, os alunos devem trabalhar em grupo para encontrar a mediana de um conjunto de dados fornecido por você.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Ao final das estações, os alunos irão se reunir em grupo para discutir as três medidas de tendência central e como elas podem ser usadas para interpretar um conjunto de dados. Forneça alguns exemplos e peça para os alunos discutirem em grupo.

  6. Etapa 6 - Aplicação prática

    Na última etapa, os alunos devem aplicar o que aprenderam em uma atividade prática. Forneça um conjunto de dados e peça para os alunos calcularem a média, moda e mediana. Em seguida, os alunos devem discutir em grupo o que as medidas de tendência central indicam sobre o conjunto de dados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
  • Estimular a colaboração e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de interpretar e analisar dados estatísticos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular corretamente a média, moda e mediana.
  • Participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Capacidade dos alunos em interpretar e analisar dados estatísticos.

Ações do professor

  • Introduzir o tema e explicar a importância das medidas de tendência central.
  • Dividir a turma em grupos e explicar como a metodologia de Rotação por estações irá funcionar.
  • Fornecer exemplos práticos e exercícios para os alunos.
  • Estimular a discussão em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre seu desempenho.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar os exercícios propostos pelo professor.
  • Discutir em grupo as medidas de tendência central e sua aplicação prática.
  • Interpretar e analisar dados estatísticos.
  • Aplicar o que foi aprendido em uma atividade prática.