Aula sobre Medidas De Tendencia Central

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


As medidas de tendência central são importantes ferramentas da estatística que nos ajudam a entender melhor um conjunto de dados. Elas nos permitem encontrar valores que representam o centro dos dados, ou seja, valores que são mais comuns ou frequentes. Por exemplo, a média salarial de uma empresa pode nos dar uma ideia do salário que a maioria dos funcionários recebe. Já a moda pode nos indicar qual é o salário mais comum. E a mediana pode nos mostrar qual é o salário que divide a empresa em duas partes iguais. Nesta aula, vamos aprender a calcular essas medidas e entender seus significados. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e explique a importância das medidas de tendência central. Em seguida, mostre exemplos práticos de como essas medidas podem ser aplicadas no cotidiano dos estudantes, como por exemplo, na análise de notas de uma turma ou na comparação de preços de produtos em diferentes lojas.

  2. Etapa 2 - Vídeo-aula

    Os alunos devem assistir a uma vídeo-aula preparada por você sobre o cálculo da média, moda e mediana. O vídeo deve ser claro e objetivo, com exemplos práticos e didáticos.

  3. Etapa 3 - Exercícios em grupo

    Os alunos devem ser divididos em grupos e receber uma lista de exercícios para resolverem juntos. Os exercícios devem ser variados e desafiadores, para que os alunos possam aplicar os conceitos aprendidos na vídeo-aula.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar suas respostas e discutir as soluções encontradas. Medeie a discussão, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal. Eles devem avaliar a atividade e apontar o que foi bom, o que poderia ser melhor e o que eles aprenderam de novo. Incentive a participação de todos e utilize as respostas para avaliar a efetividade da aula.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve revisão dos conceitos aprendidos e reforce a importância das medidas de tendência central. Agradeça a participação dos alunos e incentive\-os a continuar estudando o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em obter os valores de medidas de tendência central.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Incentivar a criatividade e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Capacidade dos alunos em calcular corretamente as medidas de tendência central.
  • Participação ativa dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Preparar uma vídeo-aula clara e objetiva.
  • Mediar a discussão em grupo, esclarecendo dúvidas e incentivando a participação de todos.
  • Utilizar as respostas da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a efetividade da aula.

Ações do aluno

  • Assistir atentamente à vídeo-aula.
  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs e avaliar a atividade.