Aula sobre Medidas De Volume E Capacidade

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre medidas de volume e capacidade. Esses conceitos são importantes para o dia a dia, pois estão presentes em diversas situações, como no preparo de receitas, no abastecimento de veículos e no armazenamento de líquidos em recipientes. A metodologia utilizada será o Design Thinking, que irá estimular a criatividade e a empatia dos alunos, permitindo que eles desenvolvam soluções para problemas reais.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a diferença entre volume e capacidade. Em seguida, mostre exemplos práticos de como esses conceitos são aplicados no cotidiano.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia, preenchendo os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que eles entendam as necessidades e desejos das pessoas em relação ao uso de recipientes com diferentes capacidades.

  3. Etapa 3 - Identificação de problemas

    Com base no mapa de empatia, os alunos irão identificar problemas relacionados ao uso de recipientes com diferentes capacidades. Eles deverão escolher um problema para trabalhar em grupo.

  4. Etapa 4 - Ideias

    Os grupos irão realizar uma pesquisa de ideias para encontrar soluções para o problema escolhido. Eles deverão pensar em ideias criativas e inovadoras.

  5. Etapa 5 - Prototipagem

    Com base nas ideias geradas, os grupos irão criar protótipos de soluções para o problema escolhido, ou seja, possibilidades de soluções. Nessa etapa é legal que eles tentem materializar as soluções, então poderão utilizar materiais simples, como papel, cartolina e fita adesiva. Disponibilize esses materiais e auxilie na construção dos protótipos.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos protótipos

    Cada grupo irá apresentar seu protótipo para a turma, explicando como ele funciona e como pode resolver o problema identificado.

  7. Etapa 7 - Discussão e conclusão

    Conduza uma discussão sobre as soluções apresentadas pelos grupos e como elas podem ser aplicadas no cotidiano. Em seguida, faça uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada trazendo, também, percepções dos próprios alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos na busca por soluções para problemas reais.
  • Desenvolver a empatia dos alunos, permitindo que eles entendam as necessidades e desejos das pessoas em relação ao uso de recipientes com diferentes capacidades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
  • Qualidade do mapa de empatia e identificação de problemas.
  • Criatividade e inovação na geração de ideias para solucionar o problema escolhido.
  • Qualidade do protótipo criado pelo grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do protótipo.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a diferença entre volume e capacidade.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia e na identificação de problemas.
  • Estimular a criatividade e a inovação dos alunos durante o brainstorming e a prototipagem.
  • Conduzir a discussão sobre as soluções apresentadas pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia.
  • Identificar problemas relacionados ao uso de recipientes com diferentes capacidades.
  • Realizar um brainstorming para encontrar soluções para o problema escolhido.
  • Criar um protótipo de solução para o problema escolhido.
  • Apresentar o protótipo criado pelo grupo.