Aula sobre Medidas De Volume E Capacidade
Metodologia ativa - Estudo de Caso
Por que usar essa metodologia?
- O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.
Você sabia?
O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre medidas de volume e capacidade. Esses conceitos são muito importantes no nosso dia a dia, pois estão presentes em diversas situações, como no preparo de receitas, no abastecimento de veículos, na compra de bebidas e alimentos, entre outros. Para tornar a aula mais interessante e participativa, será utilizada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual os alunos irão trabalhar em grupos para identificar um problema relacionado ao tema e buscar soluções para ele. Dessa forma, os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos de forma prática e contextualizada.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique a metodologia Estudo de Caso. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e cada grupo deverá escolher um tema relacionado a medidas de volume e capacidade para trabalhar.Etapa 2 - Identificação do problema
Cada grupo deverá identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma. Oriente os alunos na escolha do problema e na definição da temática da pesquisa. Pode ser sobre medidas específicas de objetos de construção, por exemplo.Etapa 3 - Levantamento de dados
Os grupos deverão realizar pesquisas para coletar dados sobre o problema identificado. Oriente os alunos na realização das pesquisas e na análise dos dados coletados.Etapa 4 - Análise do contexto
Com base nos dados coletados, os grupos deverão analisar o contexto do problema e identificar as possíveis causas e soluções. Oriente os alunos na análise dos dados e na identificação das causas e soluções.Etapa 5 - Comparação
Os grupos deverão comparar os dados obtidos nas pesquisas com dados oficiais e apresentar as conclusões para a turma. Oriente os alunos na comparação dos dados e na apresentação das conclusões.Etapa 6 - Soluções
Com base nas conclusões apresentadas, os grupos deverão propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação. Oriente os alunos na criação do infográfico e na elaboração das soluções.Etapa 7 - Apresentação dos infográficos
Cada grupo deverá apresentar o infográfico criado para a turma e explicar as soluções propostas. Disponibilize o modelo do infográfico e avalie a apresentação dos grupos e incentive a participação de todos os alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento, por meio da metodologia Estudo de Caso.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo, compartilhando ideias e soluções.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Qualidade das pesquisas realizadas pelos grupos.
- Qualidade da análise dos dados e das soluções propostas pelos grupos.
- Qualidade do infográfico criado pelos grupos.
- Qualidade da apresentação dos infográficos pelos grupos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na escolha do tema e na definição da temática da pesquisa.
- Orientar os alunos na realização das pesquisas e na análise dos dados coletados.
- Orientar os alunos na criação do infográfico e na elaboração das soluções.
- Avaliar a participação dos alunos na construção do conhecimento.
- Avaliar a qualidade das apresentações dos grupos.
Ações do aluno
- Escolher um tema relacionado a medidas de volume e capacidade para trabalhar em grupo.
- Identificar um problema relacionado ao tema escolhido e apresentá-lo para a turma.
- Realizar pesquisas e entrevistas com pessoas reais para coletar dados sobre o problema identificado.
- Analisar o contexto do problema e identificar as possíveis causas e soluções.
- Propor soluções para o problema identificado e criar um infográfico para disseminar a informação.