Aula sobre Medidas De Volume E Capacidade

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar com medidas de volume e capacidade. Esses conceitos são muito importantes para o nosso dia a dia, pois estão presentes em diversas situações, como no preparo de receitas, no abastecimento de veículos, na compra de bebidas e alimentos, entre outros. Vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida. Para isso, vamos apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema, para que os alunos possam compreender melhor a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.

  1. Etapa 1 - Sala de Aula Invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo explicativo sobre medidas de volume e capacidade, que será disponibilizado previamente pelo professor. Esse vídeo ou texto pode ser encontrado no site da aprendizap.

  2. Etapa 2 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância das medidas de volume e capacidade no cotidiano dos alunos. Serão apresentados exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Mapa conceitual

    Em seguida, deverão criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Por exemplo, volume de um cilindro, de um cubo, pirâmide, quais medidas, como calcular.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir e aprimorar seus mapas conceituais. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deverá apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando as ideias centrais e sub-ideias. Faça intervenções e tire dúvidas que possam surgir.

  6. Etapa 6 - Exercícios práticos

    Os alunos deverão resolver exercícios práticos sobre medidas de volume e capacidade, utilizando os conceitos aprendidos na aula. Auxilie e tire dúvidas que possam surgir.

  7. Etapa 7 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão se reunir em grupos para discutir e corrigir os exercícios práticos. Circule pela sala para auxiliar e tirar dúvidas.

  8. Etapa 8 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos e a importância das medidas de volume e capacidade no cotidiano dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em reconhecer a relação entre um litro e um decímetro cúbico e a relação entre litro e metro cúbico, para resolver problemas de cálculo de capacidade de recipientes.
  • Estimular a criatividade e a autonomia dos alunos na construção de mapas conceituais.
  • Promover a interação e a colaboração entre os alunos na discussão e correção dos exercícios práticos.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de medidas de volume e capacidade.
  • Habilidade em resolver exercícios práticos sobre o tema.
  • Participação na construção do mapa conceitual e na discussão em grupo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Disponibilizar um vídeo explicativo sobre medidas de volume e capacidade.
  • Auxiliar e tirar dúvidas durante a construção do mapa conceitual e a resolução dos exercícios práticos.
  • Fazer intervenções e tirar dúvidas durante a apresentação dos mapas conceituais.
  • Fazer uma conclusão sobre a aula, reforçando os conceitos aprendidos.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo explicativo sobre medidas de volume e capacidade.
  • Criar um mapa conceitual, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Participar da discussão em grupo para aprimorar o mapa conceitual.
  • Resolver exercícios práticos sobre medidas de volume e capacidade.
  • Participar da discussão em grupo para corrigir os exercícios práticos.