Medindo a temperatura
Nesta aula de Ciências vamos entender sobre o termômetro e como podemos medir a temperatura dos corpos. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
A imagem mostra um instrumento usado pra medir o quê?
Atividade completaA)
Calor.B) Temperatura.
C) Sensação térmica.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Entre Pares:
A temperatura é um conceito presente em nosso dia a dia, e é importante que os alunos compreendam a diferença entre temperatura, calor e sensação térmica. Para isso, nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, avaliando mutualmente em critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. A partir disso, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.Atividade completaAprendizagem Entre Pares
4. Modelo de Debate Crítico (MDC):
O tema "Medindo a temperatura" é fundamental para entendermos como a temperatura está presente em nosso cotidiano. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. A partir disso, os estudantes poderão diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Exemplos práticos serão utilizados para que os alunos possam visualizar como a temperatura é medida em diferentes contextos, como na culinária ou na medicina.Atividade completaModelo de Debate Crítico (MDC)
5. Gamificação:
A temperatura é uma grandeza física que mede o grau de agitação das moléculas de um corpo. Ela pode ser medida em diferentes escalas, como Celsius e Fahrenheit, e é um conceito fundamental em diversas áreas, como na medicina, na engenharia e na meteorologia. Nesta aula, os alunos irão aprender a diferença entre temperatura, calor e sensação térmica, além de aplicar esse conhecimento em situações cotidianas. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos irão criar um jogo de perguntas e respostas sobre o tema.Atividade completaGamificação
6. Design Sprint:
A medição da temperatura é uma tarefa muito importante em diversos setores da sociedade. Por exemplo, na medicina, é fundamental para identificar se uma pessoa está com febre ou hipotermia. Em indústrias, é essencial para monitorar a temperatura de máquinas e equipamentos, evitando acidente e prejuízos. Nesta aula, os alunos aprenderão a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.Atividade completaDesign Sprint
7. Rotação por estações:
A temperatura é uma grandeza física presente em nosso cotidiano e sua medição é muito importante para diversas áreas, como na indústria alimentícia, na agricultura, no setor de saúde e em muitas outras. Na aula de hoje, serão estudadas as meneiras para diferenciar a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.Atividade completaRotação por estações
8. Sala de Aula Invertida:
A temperatura é um conceito presente em nosso cotidiano, que podemos observar em diversas situações, como quando verificamos a temperatura do ambiente, do nosso corpo ou dos alimentos. Nesta aula, será trabalhada a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que ta?l", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Atividade completaSala de Aula Invertida
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: