Aula sobre Medindo A Temperatura

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A temperatura é um conceito presente em nosso dia a dia, e é importante que os alunos compreendam a diferença entre temperatura, calor e sensação térmica. Para isso, nesta aula, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, na qual os alunos irão criar um modelo de avaliação por pares, avaliando mutualmente em critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral. A partir disso, os estudantes poderão desenvolver a habilidade de diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

Aprendizagem Entre Pares


  1. Etapa 1 - Introdução

    inicie a aula explicando o conceito de temperatura, calor e sensação térmica e as diferenças entre eles. É importante que os alunos compreendam a teoria antes de partirmos para a prática.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Divida a turma em grupos de três ou quatro pessoas e deverão discutir sobre a aplicação dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica em situações cotidianas, como, por exemplo, a diferença entre a temperatura da água quente e a temperatura da água fria.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de avaliação

    Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por pares, com critérios como organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação e desempenho geral.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Cada grupo apresentará o seu modelo para a turma e você deve explicar como será a avaliação por pares.

  5. Etapa 5 - Desenvolvimento da atividade

    Os grupos deverão desenvolver a atividade proposta pelo professor, que pode ser a medição da temperatura de diferentes líquidos utilizando termômetros.

  6. Etapa 6 - Avaliação por pares

    Os grupos avaliarão reciprocamente utilizando o modelo criado na etapa 3.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e reforce os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de diferenciar temperatura, calor e sensação térmica;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Promover a autonomia e a responsabilidade dos alunos em relação ao próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Explicar os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica;
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação;
  • Propor a atividade prática;
  • Orientar os alunos na avaliação por pares;
  • Fazer a conclusão da aula.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo;
  • Criar o modelo de avaliação por pares;
  • Desenvolver a atividade prática;
  • Avaliar os outros grupos utilizando o modelo criado;
  • Participar da conclusão da aula.