Aula sobre Medindo A Temperatura
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A medição da temperatura é uma tarefa muito importante em diversos setores da sociedade. Por exemplo, na medicina, é fundamental para identificar se uma pessoa está com febre ou hipotermia. Em indústrias, é essencial para monitorar a temperatura de máquinas e equipamentos, evitando acidente e prejuízos. Nesta aula, os alunos aprenderão a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Design Sprint
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula fazendo uma sondagem com os alunos sobre o que eles sabem a respeito da temperatura, calor e sensação térmica. Em seguida, apresente conceitos básicos sobre o tema e exemplos práticos, como a diferença entre a temperatura da água quente e da água fria.Etapa 2 - Esboçar
Separe a turma em grupos e peça para que cada grupo faça um esboço de como a temperatura, calor e sensação térmica são percebidos em situações cotidianas, como em uma piscina em um dia de sol e em um ambiente com ar-condicionado.Etapa 3 - Decidir
Cada grupo deve apresentar seu esboço e os alunos devem escolher o que melhor representa as ideias apresentadas. Em seguida, devem discutir em conjunto como desenvolver um experimento para demonstrar a diferença entre temperatura e sensação térmica.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deve desenvolver o experimento escolhido, utilizando materiais simples e acessíveis. Por exemplo, uma bacia com água quente e outra com água fria para demonstrar a diferença de temperatura.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar seus experimentos para a turma e discutir os resultados obtidos. Em seguida, a turma deve fazer uma reflexão sobre as diferenças entre temperatura, calor e sensação térmica e como eles podem ser percebidos no cotidiano.Etapa 6 - Encerramento
Finalize a aula fazendo uma síntese dos assuntos abordados nos experimentos, de modo a fazer com que os alunos consigam relacionar a teoria com a vida cotidiana. É importante incentivá-los a sanar suas dúvidas sempre que necessário.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica.
- Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
- Promover a interação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Participação ativa durante as atividades em grupo.
- Compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
- Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas.
Ações do professor
- Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
- Proporcionar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Demonstrar compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
- Aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas.