Aula sobre Medindo A Temperatura

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A medição da temperatura é uma tarefa muito importante em diversos setores da sociedade. Por exemplo, na medicina, é fundamental para identificar se uma pessoa está com febre ou hipotermia. Em indústrias, é essencial para monitorar a temperatura de máquinas e equipamentos, evitando acidente e prejuízos. Nesta aula, os alunos aprenderão a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Design Sprint, na qual os alunos criarão um modelo com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

Design Sprint


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula fazendo uma sondagem com os alunos sobre o que eles sabem a respeito da temperatura, calor e sensação térmica. Em seguida, apresente conceitos básicos sobre o tema e exemplos práticos, como a diferença entre a temperatura da água quente e da água fria.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Separe a turma em grupos e peça para que cada grupo faça um esboço de como a temperatura, calor e sensação térmica são percebidos em situações cotidianas, como em uma piscina em um dia de sol e em um ambiente com ar-condicionado.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Cada grupo deve apresentar seu esboço e os alunos devem escolher o que melhor representa as ideias apresentadas. Em seguida, devem discutir em conjunto como desenvolver um experimento para demonstrar a diferença entre temperatura e sensação térmica.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Cada grupo deve desenvolver o experimento escolhido, utilizando materiais simples e acessíveis. Por exemplo, uma bacia com água quente e outra com água fria para demonstrar a diferença de temperatura.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos devem apresentar seus experimentos para a turma e discutir os resultados obtidos. Em seguida, a turma deve fazer uma reflexão sobre as diferenças entre temperatura, calor e sensação térmica e como eles podem ser percebidos no cotidiano.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Finalize a aula fazendo uma síntese dos assuntos abordados nos experimentos, de modo a fazer com que os alunos consigam relacionar a teoria com a vida cotidiana. É importante incentivá-los a sanar suas dúvidas sempre que necessário.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Promover a interação entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante as atividades em grupo.
  • Compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
  • Capacidade de aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas.

Ações do professor

  • Orientar os alunos durante as atividades em grupo.
  • Proporcionar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Demonstrar compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
  • Aplicar os conceitos aprendidos na resolução de problemas.