Aula sobre Medindo A Temperatura

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Medindo a temperatura" é fundamental para entendermos como a temperatura está presente em nosso cotidiano. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. A partir disso, os estudantes poderão diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Exemplos práticos serão utilizados para que os alunos possam visualizar como a temperatura é medida em diferentes contextos, como na culinária ou na medicina.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Faça uma breve introdução sobre o tema da aula explicando a diferença entre temperatura, calor e sensação térmica. Apresente a turma um vídeo ou imagem que exemplifique como a temperatura é medida em diferentes contextos.

  2. Etapa 2 - Debate Crítico

    Divida os alunos em grupos para discutir a diferença entre temperatura, calor e sensação térmica. Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  3. Etapa 3 - Compartilhamento dos modelos

    Os grupos irão apresentar seus modelos e debater sobre as diferenças e semelhanças entre eles.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre como a temperatura é medida na culinária e na medicina, explicando a importância de se monitorar em ambos os casos. Os alunos poderão visualizar como a temperatura é medida em diferentes contextos.

  5. Etapa 5 - Aplicação prática

    Desafie os alunos a medir a temperatura corporal de seus colegas utilizando um termômetro e a comparar as temperaturas encontradas com a temperatura ambiente.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça a conclusão da aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esses conhecimentos em seu cotidiano.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de diferenciar temperatura, calor e sensação térmica;
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
  • Fomentar a criatividade e a capacidade de criar modelos de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica;
  • Participação ativa no debate crítico;
  • Habilidade em criar modelos de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Introduzir o tema;
  • Orientar os alunos na criação dos modelos de avaliação por rubrica;
  • Apresentar exemplos práticos;
  • Estimular a participação dos alunos;
  • Concluir a aula de maneira clara e objetiva.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate crítico;
  • Criar modelos de avaliação por rubrica;
  • Realizar a medição da temperatura corporal de seus colegas;
  • Colaborar com os membros do grupo;
  • Aplicar os conceitos aprendidos em seu cotidiano.