Aula sobre Medindo A Temperatura
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
O tema "Medindo a temperatura" é fundamental para entendermos como a temperatura está presente em nosso cotidiano. A metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC) será utilizada para que os alunos possam criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos. A partir disso, os estudantes poderão diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Exemplos práticos serão utilizados para que os alunos possam visualizar como a temperatura é medida em diferentes contextos, como na culinária ou na medicina.
Modelo de Debate Crítico (MDC)
Etapa 1 - Introdução ao tema
Faça uma breve introdução sobre o tema da aula explicando a diferença entre temperatura, calor e sensação térmica. Apresente a turma um vídeo ou imagem que exemplifique como a temperatura é medida em diferentes contextos.Etapa 2 - Debate Crítico
Divida os alunos em grupos para discutir a diferença entre temperatura, calor e sensação térmica. Cada grupo deverá criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido” para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 3 - Compartilhamento dos modelos
Os grupos irão apresentar seus modelos e debater sobre as diferenças e semelhanças entre eles.Etapa 4 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre como a temperatura é medida na culinária e na medicina, explicando a importância de se monitorar em ambos os casos. Os alunos poderão visualizar como a temperatura é medida em diferentes contextos.Etapa 5 - Aplicação prática
Desafie os alunos a medir a temperatura corporal de seus colegas utilizando um termômetro e a comparar as temperaturas encontradas com a temperatura ambiente.Etapa 6 - Conclusão
Faça a conclusão da aula reforçando os conceitos aprendidos e incentivando os alunos a aplicarem esses conhecimentos em seu cotidiano.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de diferenciar temperatura, calor e sensação térmica;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Fomentar a criatividade e a capacidade de criar modelos de avaliação por rubrica.
Critérios de avaliação
- Compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica;
- Participação ativa no debate crítico;
- Habilidade em criar modelos de avaliação por rubrica.
Ações do professor
- Introduzir o tema;
- Orientar os alunos na criação dos modelos de avaliação por rubrica;
- Apresentar exemplos práticos;
- Estimular a participação dos alunos;
- Concluir a aula de maneira clara e objetiva.
Ações do aluno
- Participar ativamente do debate crítico;
- Criar modelos de avaliação por rubrica;
- Realizar a medição da temperatura corporal de seus colegas;
- Colaborar com os membros do grupo;
- Aplicar os conceitos aprendidos em seu cotidiano.