Aula sobre Medindo A Temperatura
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A temperatura é uma grandeza física presente em nosso cotidiano e sua medição é muito importante para diversas áreas, como na indústria alimentícia, na agricultura, no setor de saúde e em muitas outras. Na aula de hoje, serão estudadas as meneiras para diferenciar a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
No início da aula, faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando o conceito de temperatura, calor e sensação térmica. Em seguida, dê exemplos práticos de como essas grandezas estão presentes em nosso cotidiano.Etapa 2 - Estação 1 - Medindo a temperatura
Os alunos irão para a primeira estação, onde aprenderão a utilizar termômetros para medir a temperatura em diferentes objetos e ambientes. Eles deverão registrar as temperaturas em uma tabela.Etapa 3 - Estação 2 - Calor e sensação térmica
Na segunda estação, os alunos aprenderão sobre calor e sensação térmica. Serão apresentados exemplos práticos de como a sensação térmica pode ser diferente da temperatura medida pelos termômetros. Os alunos irão realizar atividades práticas para compreender melhor o conceito.Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação do conhecimento
Na terceira estação, os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido nas estações anteriores. Eles irão responder questões sobre os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos retornarão à sala de aula e irão discutir em grupo as atividades realizadas nas estações. Medie uma discussão, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos aprendidos.Etapa 6 - Conclusão
Ao final, faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e mostrando como a medição de temperatura é importante em diferentes áreas. Incentive os alunos a aplicar o conhecimento adquirido em outras situações cotidianas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica.
- Estimular a curiosidade e a investigação científica.
- Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
- Desenvolver habilidades de observação e registro de dados.
- Aplicar a metodologia ativa Rotação por estações.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades e discussões em grupo.
- Compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
- Habilidade em utilizar termômetros para medir temperaturas.
- Habilidade em aplicar o conhecimento adquirido em outras situações cotidianas.
- Habilidade em trabalhar em grupo.
Ações do professor
- Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Mediar as discussões em grupo.
- Esclarecer dúvidas e reforçar os conceitos aprendidos.
- Estimular a curiosidade e a investigação científica.
- Incentivar a aplicação do conhecimento adquirido em outras situações cotidianas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades e discussões em grupo.
- Compreender os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
- Utilizar termômetros para medir temperaturas.
- Aplicar o conhecimento adquirido em outras situações cotidianas.
- Trabalhar em grupo.