Aula sobre Medindo A Temperatura

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A temperatura é uma grandeza física presente em nosso cotidiano e sua medição é muito importante para diversas áreas, como na indústria alimentícia, na agricultura, no setor de saúde e em muitas outras. Na aula de hoje, serão estudadas as meneiras para diferenciar a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, em que os alunos serão divididos em grupos e irão realizar atividades relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    No início da aula, faça uma breve introdução sobre o tema, apresentando o conceito de temperatura, calor e sensação térmica. Em seguida, dê exemplos práticos de como essas grandezas estão presentes em nosso cotidiano.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Medindo a temperatura

    Os alunos irão para a primeira estação, onde aprenderão a utilizar termômetros para medir a temperatura em diferentes objetos e ambientes. Eles deverão registrar as temperaturas em uma tabela.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Calor e sensação térmica

    Na segunda estação, os alunos aprenderão sobre calor e sensação térmica. Serão apresentados exemplos práticos de como a sensação térmica pode ser diferente da temperatura medida pelos termômetros. Os alunos irão realizar atividades práticas para compreender melhor o conceito.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicação do conhecimento

    Na terceira estação, os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido nas estações anteriores. Eles irão responder questões sobre os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica em diferentes situações cotidianas.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos retornarão à sala de aula e irão discutir em grupo as atividades realizadas nas estações. Medie uma discussão, esclarecendo dúvidas e reforçando os conceitos aprendidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Ao final, faça uma conclusão sobre o tema, reforçando os conceitos aprendidos e mostrando como a medição de temperatura é importante em diferentes áreas. Incentive os alunos a aplicar o conhecimento adquirido em outras situações cotidianas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica.
  • Estimular a curiosidade e a investigação científica.
  • Desenvolver a capacidade de trabalho em grupo.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro de dados.
  • Aplicar a metodologia ativa Rotação por estações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades e discussões em grupo.
  • Compreensão dos conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
  • Habilidade em utilizar termômetros para medir temperaturas.
  • Habilidade em aplicar o conhecimento adquirido em outras situações cotidianas.
  • Habilidade em trabalhar em grupo.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Mediar as discussões em grupo.
  • Esclarecer dúvidas e reforçar os conceitos aprendidos.
  • Estimular a curiosidade e a investigação científica.
  • Incentivar a aplicação do conhecimento adquirido em outras situações cotidianas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades e discussões em grupo.
  • Compreender os conceitos de temperatura, calor e sensação térmica.
  • Utilizar termômetros para medir temperaturas.
  • Aplicar o conhecimento adquirido em outras situações cotidianas.
  • Trabalhar em grupo.