Aula sobre Medindo A Temperatura
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A temperatura é um conceito presente em nosso cotidiano, que podemos observar em diversas situações, como quando verificamos a temperatura do ambiente, do nosso corpo ou dos alimentos. Nesta aula, será trabalhada a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que ta?l", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.
Sala de Aula Invertida
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e contextualizará a importância do estudo da temperatura. Incentive os alunos a compartilhar situações cotidianas em que a temperatura é relevante.Etapa 2 - Preparação
Os alunos deverão pesquisar e estudar sobre o conceito de temperatura, calor e sensação térmica. Indique aos alunos materiais de apoio, como vídeos, textos ou infográficos.Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, para ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.Etapa 4 - Apresentação dos modelos
Os alunos apresentarão seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e receberão feedbacks dos colegas.Etapa 5 - Exemplos práticos
Apresente exemplos práticos sobre temperatura, calor e sensação térmica, como a dilatação de metais, a condução térmica e o uso de termômetros. Incentive os alunos a participarem e fazerem perguntas.Etapa 6 - Aplicação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos aplicarão o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade realizada e compartilhar suas impressões.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma síntese da aula, reforçando os principais conceitos estudados.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
- Estimular a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.
- Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
Critérios de avaliação
- Criatividade na elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação ativa na apresentação dos modelos e na discussão em sala de aula.
- Compreensão e aplicação correta dos conceitos estudados.
- Organização e clareza na aplicação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Participação construtiva no feedback dos colegas.
Ações do professor
- Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo da temperatura.
- Indicar materiais de apoio para a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Apresentar exemplos práticos sobre temperatura, calor e sensação térmica.
- Fazer uma síntese da aula, reforçando os principais conceitos estudados.
Ações do aluno
- Pesquisar e estudar sobre o conceito de temperatura, calor e sensação térmica.
- Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e receber feedbacks dos colegas.
- Aplicar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade realizada e compartilhar suas impressões.
- Participar ativamente na discussão em sala de aula e fazer perguntas.