Aula sobre Medindo A Temperatura

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A temperatura é um conceito presente em nosso cotidiano, que podemos observar em diversas situações, como quando verificamos a temperatura do ambiente, do nosso corpo ou dos alimentos. Nesta aula, será trabalhada a diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, em que os alunos criam um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, "Que pena", "Que ta?l", que será utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualizará a importância do estudo da temperatura. Incentive os alunos a compartilhar situações cotidianas em que a temperatura é relevante.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Os alunos deverão pesquisar e estudar sobre o conceito de temperatura, calor e sensação térmica. Indique aos alunos materiais de apoio, como vídeos, textos ou infográficos.

  3. Etapa 3 - Criação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs, para ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos modelos

    Os alunos apresentarão seus modelos de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e receberão feedbacks dos colegas.

  5. Etapa 5 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre temperatura, calor e sensação térmica, como a dilatação de metais, a condução térmica e o uso de termômetros. Incentive os alunos a participarem e fazerem perguntas.

  6. Etapa 6 - Aplicação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos aplicarão o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade realizada e compartilhar suas impressões.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese da aula, reforçando os principais conceitos estudados.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
  • Estimular a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.
  • Promover a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Criatividade na elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação ativa na apresentação dos modelos e na discussão em sala de aula.
  • Compreensão e aplicação correta dos conceitos estudados.
  • Organização e clareza na aplicação do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação construtiva no feedback dos colegas.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância do estudo da temperatura.
  • Indicar materiais de apoio para a pesquisa e o estudo autônomo dos alunos.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Apresentar exemplos práticos sobre temperatura, calor e sensação térmica.
  • Fazer uma síntese da aula, reforçando os principais conceitos estudados.

Ações do aluno

  • Pesquisar e estudar sobre o conceito de temperatura, calor e sensação térmica.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para a turma e receber feedbacks dos colegas.
  • Aplicar o modelo de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade realizada e compartilhar suas impressões.
  • Participar ativamente na discussão em sala de aula e fazer perguntas.