Aula sobre Meios De Comunicacao

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Os meios de comunicação são parte integrante da nossa vida cotidiana. Eles nos permitem acessar informações, nos comunicar com outras pessoas e nos entreter. Nesta atividade, vamos explorar os diferentes tipos de meios de comunicação e como eles influenciam a configuração do território brasileiro.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Para iniciar, apresente aos alunos o conceito de meios de comunicação e sua importância na sociedade. Em seguida, faça uma discussão em grupo sobre como os meios de comunicação afetam a vida das pessoas, como eles são usados para transmitir informações e como eles influenciam a configuração do território brasileiro.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Nesta etapa, os alunos devem ser divididos em grupos de 4 a 5 pessoas. Cada grupo deve escolher um meio de comunicação (rádio, TV, jornal, internet, telefone, etc.) e fazer um esboço de como esse meio de comunicação funciona, como é utilizado e quais são suas vantagens e desvantagens. Os grupos devem apresentar seus esboços para a turma e fazer uma discussão em grupo sobre as diferentes características de cada meio de comunicação.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Nesta etapa, os grupos devem escolher um meio de comunicação para trabalhar em profundidade. Eles devem fazer uma pesquisa sobre o meio de comunicação escolhido, coletar informações sobre sua história, evolução e uso atual. Em seguida, devem apresentar suas descobertas para a turma e fazer uma discussão em grupo sobre as diferentes características de cada meio de comunicação.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Nesta etapa, os grupos devem criar um protótipo de como o meio de comunicação escolhido pode ser utilizado para transmitir informações sobre a configuração do território brasileiro. Eles devem criar um roteiro, um storyboard ou um esboço de como o meio de comunicação pode ser utilizado para transmitir informações sobre a geografia, a cultura e a história do Brasil. Os grupos devem apresentar seus protótipos para a turma e fazer uma discussão em grupo sobre as diferentes ideias apresentadas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Nesta etapa, os grupos devem testar seus protótipos com a turma. Eles devem apresentar seus protótipos para a turma e pedir feedback sobre suas ideias. Os grupos devem fazer uma discussão em grupo sobre as diferentes ideias apresentadas e como elas podem ser utilizadas para transmitir informações sobre a configuração do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e compartilhar ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Qualidade das ideias apresentadas pelos grupos.
  • Capacidade dos grupos em trabalhar em equipe e compartilhar ideias.
  • Capacidade dos grupos em utilizar o meio de comunicação escolhido para transmitir informações sobre a configuração do território brasileiro.
  • Qualidade da apresentação final dos protótipos.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de meios de comunicação e sua importância na sociedade.
  • Dividir os alunos em grupos e orientá-los em cada etapa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas.
  • Fazer uma discussão em grupo sobre as diferentes ideias apresentadas pelos grupos.
  • Avaliar a participação e o desempenho dos grupos em todas as etapas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas.
  • Trabalhar em grupo e compartilhar ideias.
  • Fazer uma pesquisa sobre o meio de comunicação escolhido.
  • Criar um protótipo de como o meio de comunicação pode ser utilizado para transmitir informações sobre a configuração do território brasileiro.
  • Apresentar seus protótipos para a turma e pedir feedback sobre suas ideias.