Aula sobre Meios De Comunicacao

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A atividade sobre "Meios de comunicação" procura apresentar aos alunos os diferentes meios de comunicação existentes, suas funções e como eles influenciam na configuração do território brasileiro. Os alunos aprenderão sobre os meios de comunicação, como a imprensa, a televisão, a internet, entre outros, e como eles impactam a sociedade e a economia. Além disso, a atividade será aplicada para que os alunos desenvolvam um mapa de empatia, a fim de entender melhor como os meios de comunicação afetam as pessoas em diferentes situações. Serão apresentados exemplos práticos e cotidianos para que os alunos possam compreender melhor o assunto.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie apresentando o tema e explicando a importância dos meios de comunicação na sociedade. Serão apresentados exemplos de situações cotidianas em que os meios de comunicação são utilizados.

  2. Etapa 2 - Brainstorming

    Os alunos serão divididos em grupos e farão um brainstorming sobre os diferentes meios de comunicação existentes. Cada grupo deverá listar pelo menos 5 meios de comunicação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo escolherá um meio de comunicação para pesquisar e apresentar para a turma. Eles deverão pesquisar sobre a história desse meio de comunicação, sua função e importância na sociedade.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo apresentará o meio de comunicação escolhido para a turma, explicando sua história, função e importância.

  5. Etapa 5 - Mapa de empatia

    Os alunos farão um mapa de empatia sobre como os meios de comunicação afetam as pessoas em diferentes situações. Eles deverão preencher os campos: "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Os grupos discutirão os mapas de empatia criados, comparando as diferentes situações e como os meios de comunicação afetam as pessoas de maneiras diferentes.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, reforçando a importância dos meios de comunicação na sociedade e como eles influenciam na configuração do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro."
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a criatividade e o pensamento crítico dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante as atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e apresentação dos grupos sobre os meios de comunicação escolhidos.
  • Qualidade do mapa de empatia criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar sua importância.
  • Orientar os alunos durante as atividades propostas.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Realizar a pesquisa e apresentação sobre o meio de comunicação escolhido.
  • Criar um mapa de empatia sobre como os meios de comunicação afetam as pessoas em diferentes situações.