Aula sobre Meios De Comunicacao

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta atividade, vamos aprender sobre os meios de comunicação, como eles influenciam e moldam o território brasileiro. Os meios de comunicação são fundamentais para a sociedade, pois permitem a troca de informações e ideias, além de possibilitar a conexão entre pessoas e lugares distantes. Eles podem ser encontrados em diversos lugares, como televisão, rádio, internet, jornais e revistas. Para essa atividade os alunos serão desafiados a criar um jogo que explique os meios de comunicação e sua influência no território brasileiro.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e contextualize a importância dos meios de comunicação na sociedade. Em seguida, explique como será a atividade.

  2. Etapa 2 - Apresentação dos campos do mapa de registro

    Apresente os campos que os alunos deverão preencher no mapa de registro: Nome do Jogo, Objetivo do Jogo, Desafios do Jogo, Níveis, Esquema de Recompensas, Informações para o consumidor final e por qual motivo seu jogo é engajador e será um sucesso?

  3. Etapa 3 - Criação dos grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e irão escolher um líder para coordenar a criação do jogo.

  4. Etapa 4 - Criação do jogo

    Os grupos irão criar o jogo, preenchendo os campos do mapa de registro e desenvolvendo o jogo em si. Circule pela sala, tirando dúvidas e auxiliando os grupos.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos jogos

    Cada grupo irá apresentar seu jogo para a turma, explicando como ele funciona e como os meios de comunicação influenciam o território brasileiro.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, a turma irá discutir em grupo sobre os jogos apresentados, destacando pontos positivos e negativos de cada um.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua destacando a importância dos meios de comunicação na sociedade e como eles influenciam o território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise dos alunos sobre a influência dos meios de comunicação no território brasileiro.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de apresentar ideias de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Criatividade e originalidade do jogo.
  • Clareza na apresentação das informações sobre os meios de comunicação.
  • Coerência na relação entre o jogo e a influência dos meios de comunicação no território brasileiro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizar a importância dos meios de comunicação na sociedade.
  • Explicar a atividade.
  • Circular pela sala, tirando dúvidas e auxiliando os grupos na criação do jogo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na criação do jogo.
  • Preencher corretamente os campos do mapa de registro.
  • Apresentar o jogo de forma clara e objetiva.