Aula sobre Meios De Comunicacao

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


O tema "Meios de comunicação" é essencial para entendermos como as informações são transmitidas e como isso influencia na configuração do território brasileiro. Desde a invenção do telégrafo até os dias atuais, a comunicação teve um papel fundamental na história do país. É importante que os alunos entendam como os meios de comunicação funcionam e como eles podem afetar a nossa vida diária.

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o tema e a atividade. É importante que os alunos entendam como o debate crítico funciona e como eles devem se comportar durante a atividade.

  2. Etapa 2 - Contextualização

    Apresente exemplos de como os meios de comunicação são utilizados no cotidiano dos estudantes. Pode ser uma notícia de jornal, um programa de TV ou um anúncio publicitário. É importante que os alunos entendam como os meios de comunicação afetam a nossa vida diária e como eles podem influenciar na nossa percepção do mundo.

  3. Etapa 3 - Debate

    Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve escolher um subtema relacionado ao assunto. Cada grupo deverá apresentar seus argumentos e contra-argumentos. Faça a mediação da discussão e garanta que todos tenham a oportunidade de participar.

  4. Etapa 4 - Criação do modelo de avaliação por rubrica

    Cada grupo deve criar um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: Não desenvolvido, Parcialmente Desenvolvido e Plenamente Desenvolvido para avaliar o desempenho dos grupos durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos modelos de avaliação

    Cada grupo deve apresentar seu modelo de avaliação e justificar os critérios escolhidos.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma síntese da atividade e reforce a importância dos meios de comunicação na configuração do território brasileiro.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em argumentar e contra-argumentar.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante o debate.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Habilidade dos alunos em justificar seus argumentos e contra-argumentos.
  • Qualidade do modelo de avaliação por rubrica criado pelos grupos.
  • Comprometimento dos alunos com a atividade.

Ações do professor

  • Mediar a discussão durante o debate.
  • Garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar.
  • Orientar os grupos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Fazer uma síntese da atividade ao final da aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Apresentar argumentos e contra-argumentos de forma coerente e consistente.
  • Criar um modelo de avaliação por rubrica para avaliar o desempenho dos grupos.
  • Justificar os critérios escolhidos para o modelo de avaliação por rubrica.
  • Demonstrar comprometimento com a atividade.