Aula sobre Meios De Comunicacao

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Os meios de comunicação são fundamentais para a sociedade contemporânea. Eles permitem a troca de informações e ideias, conectando pessoas e lugares distantes. Nessa atividade, vamos explorar como a comunicação se desenvolveu ao longo do tempo e como ela influencia o território brasileiro.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Meios de comunicação" e contextualize a importância da comunicação para a sociedade.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - História dos meios de comunicação

    Os alunos irão pesquisar e montar um painel sobre a evolução dos meios de comunicação ao longo da história. Eles deverão apresentar os principais marcos históricos e como cada um deles contribuiu para a comunicação atual.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Meios de comunicação no Brasil

    Os alunos irão pesquisar sobre os meios de comunicação no Brasil e como eles influenciam a cultura e a sociedade brasileira. Eles deverão apresentar exemplos de programas de TV, rádio, jornais e revistas que são importantes para a cultura brasileira.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - A influência dos meios de comunicação na configuração do território brasileiro

    Os alunos irão pesquisar sobre como os meios de comunicação influenciaram a configuração do território brasileiro. Eles deverão apresentar exemplos de como a comunicação influenciou a economia, a política e a cultura em diferentes regiões do país.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se reunir em grupos para discutir as informações apresentadas em cada estação e como elas se relacionam.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Faça uma síntese das informações apresentadas pelos alunos e destaque a importância dos meios de comunicação na configuração do território brasileiro.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e a compreensão do tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva.
  • Promover a discussão em grupo e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Clareza na apresentação das informações.
  • Compreensão do tema e sua relação com a configuração do território brasileiro.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo.
  • Orientar os alunos nas atividades propostas.
  • Fazer a síntese das informações apresentadas pelos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e apresentar informações sobre a evolução dos meios de comunicação.
  • Pesquisar e apresentar informações sobre os meios de comunicação no Brasil.
  • Pesquisar e apresentar informações sobre a influência dos meios de comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Discutir em grupo as informações apresentadas.
  • Participar ativamente das atividades propostas.