Aula sobre Meios De Comunicacao

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Na atualidade, os meios de comunicação são essenciais para a nossa vida. Desde a comunicação interpessoal até a transmissão de informações em massa, os meios de comunicação são fundamentais para o funcionamento da sociedade. Nesta atividade, vamos explorar os diferentes tipos de meios de comunicação, como eles influenciam a configuração do território brasileiro e como eles se relacionam com as redes de transporte. Vamos criar um mapa conceitual sobre o tema, para desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro."

A atividade será desenvolvida em 6 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução ao tema

    Inicie com uma breve explicação sobre o tema, apresentando os diferentes tipos de meios de comunicação e sua importância na sociedade. Utilize exemplos práticos e didáticos para ilustrar o tema, como a importância da televisão na transmissão de informações em massa ou a importância do telefone celular na comunicação interpessoal.

  2. Etapa 2 - Preparação para a criação do mapa conceitual

    Explique como será a atividade. Distribua materiais de apoio, como livros, artigos e vídeos, para que os alunos possam pesquisar e se aprofundar no tema. Oriente os alunos a coletar informações sobre os diferentes tipos de meios de comunicação e sua relação com as redes de transporte.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central (meios de comunicação) e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Oriente os alunos durante a criação do mapa conceitual, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedbacks.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos devem apresentar seus mapas conceituais para a turma, explicando as ideias centrais e as sub-ideias. Incentive a participação de todos os alunos durante as apresentações, promovendo um debate sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Os alunos devem discutir em grupo sobre as relações entre os diferentes tipos de meios de comunicação e as redes de transporte, e como eles influenciam a configuração do território brasileiro. Oriente os alunos durante a discussão, esclarecendo dúvidas e fornecendo feedbacks.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua reforçando os principais pontos discutidos durante a atividade e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro."
  • Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a criação do mapa conceitual.
  • Qualidade e clareza das apresentações dos mapas conceituais.
  • Participação ativa durante as discussões em grupo.
  • Capacidade de análise e síntese do tema.
  • Coerência e consistência do mapa conceitual.

Ações do professor

  • Explicar claramente a atividade.
  • Orientar os alunos durante a criação do mapa conceitual.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante as apresentações e discussões.
  • Fornecer feedbacks construtivos para os alunos.
  • Concluir a atividade reforçando os principais pontos discutidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e se aprofundar no tema.
  • Criar um mapa conceitual sobre o tema.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Continuar pesquisando sobre o tema após a atividade.