Aula sobre Meios De Transporte

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


O tema "Meios de transporte" é um assunto muito presente no cotidiano dos estudantes, seja para ir à escola, visitar amigos ou familiares, passear, fazer compras, etc. O objetivo é que os alunos analisem a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. Para isso, serão trabalhados os seguintes subtópicos: tipos de transporte, infraestrutura de transporte no Brasil, impactos ambientais e sociais dos meios de transporte.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula perguntando aos alunos quais são os meios de transporte que eles conhecem, e como eles são utilizados no dia a dia. Em seguida, apresente um vídeo ou imagem que mostre diferentes tipos de transporte, como carros, ônibus, metrô, bicicletas, aviões, etc.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos deverão formar grupos de 4 a 5 pessoas e escolher um meio de transporte para analisar. Cada grupo deverá fazer um esboço do meio de transporte escolhido, incluindo suas características, vantagens e desvantagens.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão apresentar seus esboços para a turma e discutir as diferenças entre os diferentes meios de transporte. Em seguida, deverão decidir em conjunto qual meio de transporte é o mais adequado para ser utilizado em diferentes situações, como, por exemplo, para ir à escola, para viajar para outra cidade, etc.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Os grupos deverão criar um protótipo do meio de transporte escolhido, utilizando materiais como papel, cartolina, canudos, etc. O objetivo é que os alunos possam visualizar melhor as características do meio de transporte e como ele funciona.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão apresentar seus protótipos para a turma e explicar como eles funcionam. Em seguida, deverão realizar uma simulação de uso do meio de transporte, identificando possíveis problemas e soluções para melhorá-lo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de prototipar soluções para problemas relacionados aos meios de transporte.
  • Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Qualidade dos esboços e protótipos criados pelos grupos.
  • Capacidade de análise e reflexão sobre os diferentes meios de transporte e seus impactos ambientais e sociais.

Ações do professor

  • Apresentar exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Fomentar a reflexão crítica sobre os diferentes meios de transporte e seus impactos ambientais e sociais.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Trabalhar em equipe e colaborar com os colegas.
  • Refletir criticamente sobre os diferentes meios de transporte e seus impactos ambientais e sociais.