Aula sobre Meios De Transporte

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


O tema "Meios de transporte" é importante para que os alunos possam entender a influência dos meios de transporte na configuração do território brasileiro. Além disso, é essencial para poderem compreender a importância dos meios de transporte para a economia e para a sociedade. Os alunos poderão aprender sobre diferentes tipos de transporte, como rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário, bem como as vantagens e desvantagens de cada um deles. Para isso, será utilizado o mapa de empatia, que ajudará os alunos a entenderem as necessidades e desejos das pessoas em relação aos meios de transporte.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Meios de transporte" e explique a importância dele para a configuração do território brasileiro e para a economia do país.

  2. Etapa 2 - Mapa de empatia

    Os alunos irão criar um mapa de empatia sobre as necessidades e desejos das pessoas em relação aos meios de transporte. O mapa deverá conter os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".

  3. Etapa 3 - Pesquisa sobre os meios de transporte

    Os alunos irão realizar uma pesquisa sobre os diferentes meios de transporte, como rodoviário, ferroviário, aéreo e aquaviário. Eles deverão pesquisar as vantagens e desvantagens de cada um deles, bem como a sua importância para a economia e para a sociedade.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos irão se dividir em grupos para discutir as informações que encontraram na pesquisa. Eles deverão compartilhar as vantagens e desvantagens de cada meio de transporte e debater sobre qual seria o mais adequado para determinadas situações.

  5. Etapa 5 - Criação de um infográfico

    Os alunos irão criar um infográfico sobre os meios de transporte. Eles deverão utilizar as informações da pesquisa e da discussão em grupo para elaborar um material visual e atrativo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos infográficos

    Os grupos irão apresentar os seus infográficos para a turma. Cada grupo terá 5 minutos para apresentar e explicar o seu trabalho.

  7. Etapa 7 - Conclusão da aula

    Conclua reforçando os principais pontos abordados e incentivando os alunos a continuarem pesquisando sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Incentivar a pesquisa e o trabalho em grupo.

Critérios de avaliação

  • Participação dos alunos na criação do mapa de empatia.
  • Qualidade da pesquisa realizada pelos alunos.
  • Coerência e clareza na apresentação dos infográficos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Envolvimento dos alunos durante toda a atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e explicar a importância dele para a economia e para a sociedade.
  • Orientar os alunos na criação do mapa de empatia.
  • Estimular a pesquisa e a discussão em grupo.
  • Auxiliar os alunos na elaboração dos infográficos.
  • Concluir reforçando os principais pontos abordados.

Ações do aluno

  • Criar um mapa de empatia sobre as necessidades e desejos das pessoas em relação aos meios de transporte.
  • Realizar uma pesquisa sobre os diferentes meios de transporte.
  • Criar um infográfico sobre os meios de transporte.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Apresentar o infográfico para a turma.