Aula sobre Meios De Transporte
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O tema "Meios de transporte" é muito presente no cotidiano dos estudantes, pois todos utilizam algum tipo de transporte para se locomoverem. É importante que os alunos compreendam a importância dos meios de transporte para a sociedade e como eles influenciam na configuração do território brasileiro.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Meios de transporte" e seus subtópicos, como transporte terrestre, transporte aquaviário, transporte aéreo, entre outros. Os alunos poderão fazer perguntas e esclarecer dúvidas.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para criarem o jogo de tabuleiro.Etapa 3 - Definição das regras do jogo
Os alunos deverão definir as regras do jogo, como a quantidade de jogadores, a ordem de jogadas, as penalidades, entre outras.Etapa 4 - Criação do tabuleiro
Os alunos deverão criar o tabuleiro com 51 casas, sendo que algumas delas serão destinadas a perguntas e outras a ações.Etapa 5 - Criação dos cards de perguntas e ações
Os alunos deverão criar os cards de perguntas e ações, que serão sorteados pelos jogadores durante o jogo.Etapa 6 - Teste do jogo
Os grupos deverão testar o jogo entre si, para verificar se as regras estão claras e se o jogo está funcionando corretamente.Etapa 7 - Apresentação dos jogos
Cada grupo deverá apresentar o seu jogo para a turma, explicando as regras e como jogar.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
- Estimular o trabalho em equipe e a criatividade dos alunos.
- Promover a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa.
Critérios de avaliação
- Coerência das regras do jogo com o tema proposto.
- Originalidade e criatividade na criação do tabuleiro e dos cards de perguntas e ações.
- Clareza na apresentação das regras e do jogo.
- Participação e colaboração dos alunos no trabalho em equipe.
- Habilidade de análise e compreensão da influência dos meios de transporte na configuração do território brasileiro.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos.
- Dividir os alunos em grupos.
- Orientar os alunos na criação do jogo.
- Acompanhar e auxiliar os grupos durante a criação do jogo.
- Avaliar e dar feedback sobre os jogos criados.
Ações do aluno
- Participar ativamente da criação do jogo em equipe.
- Criar um jogo original e criativo.
- Apresentar o jogo para a turma de forma clara e objetiva.
- Respeitar as regras do jogo e os demais jogadores.
- Analisar e compreender a influência dos meios de transporte na configuração do território brasileiro.