Aula sobre Meios De Transporte

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Os meios de transporte são essenciais para o desenvolvimento econômico e social de um país, pois possibilitam a circulação de pessoas e mercadorias. No Brasil, há diversos modais de transporte, como o rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. Cada um deles tem suas particularidades e influencia na configuração do território brasileiro. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de júri para analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. Para isso, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema "Meios de transporte" e explique a importância dos diferentes modais para o desenvolvimento do país. Em seguida, explique a atividade.

  2. Etapa 2 - Divisão dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para realizar uma pesquisa sobre a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

  4. Etapa 4 - Preparação dos argumentos

    Com base na pesquisa realizada, os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para preparar seus argumentos.

  5. Etapa 5 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos e debater com o grupo opositor e defensor, respectivamente. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Conduza uma reflexão sobre a importância dos diferentes modais de transporte na configuração do território brasileiro e como eles influenciam no desenvolvimento econômico e social do país.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Encerre reforçando os principais pontos discutidos e agradecendo a participação dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante todo o processo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
  • Capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos.
  • Respeito e colaboração entre os membros dos grupos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
  • Conduzir a divisão dos grupos e explicar as funções de cada um.
  • Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
  • Conduzir o debate e a reflexão.
  • Avaliar a participação dos alunos e os critérios de avaliação.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa sobre a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
  • Preparar os argumentos com base na pesquisa realizada.
  • Participar ativamente do debate e respeitar os membros dos outros grupos.
  • Refletir sobre a importância dos diferentes modais de transporte na configuração do território brasileiro.
  • Avaliar a participação dos membros do grupo e contribuir para um ambiente colaborativo e respeitoso.