Aula sobre Meios De Transporte
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Os meios de transporte são essenciais para o desenvolvimento econômico e social de um país, pois possibilitam a circulação de pessoas e mercadorias. No Brasil, há diversos modais de transporte, como o rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo. Cada um deles tem suas particularidades e influencia na configuração do território brasileiro. Nesta atividade, os alunos criarão um modelo de júri para analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro. Para isso, os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema "Meios de transporte" e explique a importância dos diferentes modais para o desenvolvimento do país. Em seguida, explique a atividade.Etapa 2 - Divisão dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Explique as funções de cada grupo.Etapa 3 - Pesquisa
Os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para realizar uma pesquisa sobre a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.Etapa 4 - Preparação dos argumentos
Com base na pesquisa realizada, os grupos defensor e opositor terão 20 minutos para preparar seus argumentos.Etapa 5 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 15 minutos cada para apresentar seus argumentos e debater com o grupo opositor e defensor, respectivamente. A banca julgadora irá avaliar os argumentos apresentados e escolher o grupo vencedor.Etapa 6 - Reflexão
Conduza uma reflexão sobre a importância dos diferentes modais de transporte na configuração do território brasileiro e como eles influenciam no desenvolvimento econômico e social do país.Etapa 7 - Encerramento
Encerre reforçando os principais pontos discutidos e agradecendo a participação dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
- Desenvolver a capacidade crítica e argumentativa dos alunos.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos durante todo o processo.
- Qualidade dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Coerência e consistência dos argumentos apresentados pelos grupos defensor e opositor.
- Capacidade de reflexão e análise crítica dos alunos.
- Respeito e colaboração entre os membros dos grupos.
Ações do professor
- Apresentar o tema e a metodologia utilizada na aula.
- Conduzir a divisão dos grupos e explicar as funções de cada um.
- Orientar os alunos na pesquisa e preparação dos argumentos.
- Conduzir o debate e a reflexão.
- Avaliar a participação dos alunos e os critérios de avaliação.
Ações do aluno
- Realizar a pesquisa sobre a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.
- Preparar os argumentos com base na pesquisa realizada.
- Participar ativamente do debate e respeitar os membros dos outros grupos.
- Refletir sobre a importância dos diferentes modais de transporte na configuração do território brasileiro.
- Avaliar a participação dos membros do grupo e contribuir para um ambiente colaborativo e respeitoso.